Como investir na Bolsa de Valores?
Antes de responder o como, precisamos entender o porquê e o para o que investir na bolsa de valores!
1-Por quê Investir na Bola de Valores?
Investir em ativos reais trazem historicamente ganhos reais acima da inflação e CDI.
Então possuir uma parcela de suas aplicações em ações pode ser uma boa estratégia.
Recomendável principalmente:
- para objetivos de investimentos de longo prazo, como aposentadoria e
- diversificação de seus investimentos, ficar apenas com renda fixa ou imoveis pode ser extremamente arriscado no longo prazo.
Isso porque é essa fatia investida em ações que, em um horizonte mais longo de tempo, tende a apresentar maiores retornos do que as aplicações em renda fixa, contribuindo assim para aumentar o retorno de sua carteira ao longo dos anos.
Os imóveis, ouro, dólar, commodities,vinhos,obras de arte são outras alternativas de investimento, mas obviamente cada uma deles terá prós e contras. Os imóveis por exemplo são I-MÓVEIS, ou seja não dá para transportar E NÃO TEM FÁCIL LIQUIDEZ. Liquidez é a facilidade de transformá-lo em dinheiro rapidamente.
A verdade é que ao longo dos anos algumas aplicações irão render positivamente outras negativamente então a maneira de diminuir o risco de sua carteira de investimentos é através da diversificação em vários ativos.
2-Para que investir na Bolsa de Valores?
Já respondemos o por quê agora temos de saber para quê investir.
Investimentos de curto prazo para remunerar a sua conta no banco precisam de liquidez. Então operar na bolsa de valores no curto prazo para pagar as contas não é indicado. Faculdade dos Filhos? Uma viagem? Comprar uma casa própria?Aposentadoria tranquila? Deixar para os filhos?
Sempre temos de ter em mente que teremos para cada investimento financeiro teremos Risco, liquidez e rentabilidade diferente.
3- Como investir na Bolsa de Valores?
Esta pergunta é talvez a mais importante.
Mas antes de pensar nela e tomar a atitude de abrir finalmente sua conta você deve parar e refletir:
Eu entendo sobre ações ? Eu sei ler um balanço ou ver um gráfico? O momento está bom para qual setor?
Se em qualquer das perguntas você titubear você deve sim parar.
Saber que não sabe é o primeiro caminho para a sua educação financeira.
então antes de pensar em abrir conta em corretora voce deve se fazer um curso de educação financeira.
Não vai ser lendo este blog, em sites, fóruns ou no You Tube que voce irá aprender a investir.
4-Aprendendo a Investir em ações
Corretora ganha dinheiro se voce ganha ou se voce perde. Então fazer curso de investimentos em corretora ou banco é como dar a chave do galinheiro pro lobo mau…
Existem alguns cursos independentes sérios não vinculados a instituição financeira.
A Trader Brasil foi fundada em 2001, tendo mais de uma década de formação de investidores com cursos que vão do básico até ao muito avançado.
Você pode investir em ações através de 3 formas:
- Comprando diretamente ações e/ou Fundos de Índices – ETFs
Através de uma corretora se tornando sócio das empresas. Para esta forma aconselhamos o Curso de Trader Completo
ETFs são fundos que buscam obter o retorno de índices, que representam os desempenhos de determinados setores de mercado, com cotas que você compra na Bolsa.

- Comprando um fundo de ações de uma gestora de recursos
Aconselhamos o Curso Finanças Pessoais para Leigos ou o Aprender a Investir na Bolsa de Valores Observação importante: Mesmo colocando o dinheiro para terceiros tomarem conta, é importante uma série de medidas como que tipo de instituição investir e em qual tipo de fundo investir.
- Participando de Clubes de Investimento
Clubes são grupos de pessoas que se unem para investir. Ganhos e perdas são divididos proporcionalmente entre os membros de acordo com o quanto investiram. Para esta forma aconselhamos qualquer dos três cursos acima e se voce quiser ser o gestor do clube aconselhamos tirar a Certificação gestores Anbima CGA
5- O que não fazer com seus investimentos
Abrir a conta na corretora de valores é a parte mais fácil. qualquer um faz isso em poucos minutos, mas isto não é tão importante como se educar fazendo cursos em finanças.
Agora você deve saber também o que não deve fazer de jeito nenhum:
Investir todo seu dinheiro em ações
Ao “colocar todos os ovos na mesma cesta” você está não somente aumentando o risco do seu investimento, mas também ficando totalmente desprotegido em caso de perdas.
Seguir dicas “infalíveis” ou de gurus
Você nem me conhece e está lendo este texto. Lhe oriento a descobrir quem lhe escreve verificar publicações, currículos e tudo o mais possível. Na internet qualquer um pode ser PHD, mestres, lindos e charmosos.Desconfie sempre. Na web os ratos são gordos.Por que alguém iria te ajudar ao invés de te manipular? De graça vale exatamente quanto custa!
Veja a nossa História e o meu currículo aqui
Deixar-se levar pela emoção
É comum que investidores fiquem excessivamente ligados aos seus investimentos, resultando em ações precipitadas motivadas por medo, excesso de confiança ou mesmo ganância. Para isso precisa de treinamento.
A parte psicológica é 70% da tarefa de investir os outros 30% é análise e planejamento.
E logicamente para isto também temos um cursos como o análise condicional e Ferramentas mentais para traders.
Se gostou, compartilhe para continuarmos!
um abraço
Trader Brasil