A palavra especular por Larry Williams


Larry Williams vei na Expo Trader Brasil de 2005 e escreveu a resenha do livro Análise Técnica Clássica livro de Flávio Lemos . Olha que texto interesssante de sua autoria:

***

Por anos, persegui os profetas do lucro, aqueles videntes financeiros que diziam que eles, ou seus indicadores, podiam revelar o futuro. Finalmente, eu compreendi que Deus não deseja que saibamos o futuro. É simples assim.

Se pudéssemos enxergar o “além”, poderíamos todos ser milionários repetidas vezes. Poderíamos apostar nos cavalos, girar a roleta, e rolar os dados, exceto é claro, nenhum cassino assumiria o outro lado de uma aposta sem chance de vitória. Além disso, como a vida seria desinteressante se pudéssemos saber hoje como seriam todos os dias do futuro. Quem iria querer viver desta forma—Onde ficaria o prazer da descoberta, a magia do desconhecido, a emoção da vitória , o desafio de superar nossas limitações?

Se fossemos todos ricos pelos nossos poderes de previsão, quem iria trabalhar para nós, plantar o trigo, criar o gado? Não haveriam companhias de telefone, não haveria filmes, não haveria televisão, pois ninguém precisaria trabalhar. Pior ainda, quem nos empregaria?

Como eu disse, Deus com sua infinita sabedoria, não quer que saibamos muito sobre o futuro e com certeza muito pouco sobre o futuro dos futuros.

Os supostos especuladores pensam que esse é um jogo de conhecer o futuro, de conhecer aquilo que não pode ser conhecido. Não é. Esse é um jogo de desenvolver estratégias com vantagens vencedoras, de colocar as chances ao seu lado, de trabalhar essas chances, e de ficar alerta para qualquer mudança potencial no jogo incluindo novos players ou novas ideias e conceitos.

A palavra especular vem do Latim specular, significando “observar,” como em spectacle em inglês (óculos). Nós não somos iguais aos jogadores, que entram num jogo que não pode ser vencido ao longo do tempo. Tudo o que podem fazer é ter esperança de que as chances correrão a seu favor, e não a favor da casa. Nós especuladores observamos como as coisas deveriam acontecer no futuro, mas como sabemos que não existem garantias, protegemos nossa posição com técnicas de preservação de capital, para que possamos vencer no nosso jogo.

A arte da especulação requer uma dose de observação lançada em conjunto com uma dose bem grande de preservação.

Minha mais importante crença sobre o Mercado

Baseado em minha pesquisa e experiência, desenvolvi um sistema de crença poderoso e lucrativo:

Eu acredito que o atual trade em que estou será um trade perdedor…um grande perdedor.

Isso pode parecer bem negativo para todos os pensadores positivos, mas pensamento positivo pode dar margem para você pensar que irá vencer – uma formula certa para comprar e vender contratos demais e segura-los por tempo demais. Afinal, se você for positivo de que as coisas irão dar certo, com certeza você irá segurar a posição aguardando por um repique ou reversão que nunca acontece.

Eu vejo desta forma, se você se torna cheio de si e convencido com crenças positivas sobre seu sucesso no mercado, sua convicção te levará a administrar mau os trades perdedores. Por isso sistemas de crenças são tão importantes para um trader. Se o seu sistema de crenças diz que o trade atual será vencedor – e ele não é – a necessidade de confirmar esta crença em sua mente forçará literalmente você deixar os prejuízos correrem, e a ficar com os perdedores, algo que nenhum trader de sucesso jamais faz. Uma crença extremamente positiva de que o próximo trade ou o seguinte irá fazer sua conta bancária virar ou fazer uma pequena fortuna para você é muito perigoso.

Agora vamos olhar a minha crença de que o trade atual em que estou será um trade perdedor, que eu não tenho um pacto com Deus para o sucesso neste trade. Na verdade, eu acredito francamente que o mercado não é exatamente perfeito. Tenham em mente que os dados desta crença sem dúvida à sustentam; 75 por cento dos gestores de fundos multimercados não performam acima do Dow, 80 por cento dos traders de curto prazo perdem seu capital de risco. Muitos dos meus próprios trades não geram lucro, e com certeza posso garantir que muitos dos seus não terão sucesso.

Nenhuma perda significativa que já tive, e eu já tive mais perdas do que a minha cota justa, foram “culpa” do mercado. “Elas” nunca foram atrás de mim. Eu peguei a mim mesmo por acreditar que o meu trade atual seria vencedor e por isso não respeitei as regras do jogo.

Eu concordo com aqueles que dizem que você é tão poderoso quanto o seu sistema de crenças porque aquela crença lhe dará a força para agir com mais certeza e menos hesitação. Nós atuamos o que acreditamos: aquelas crenças mentais são os roteiristas do nosso teatro da vida.

Adote minha crença de que o trade atual mais provavelmente não dará certo e com toda certeza você irá se proteger com stops. Você irá controlar desastres, embarcando no primeiro bote salva-vidas ao invés de afundar com o navio.

Adote minha crença de que o trade atual mais provavelmente não dará certo e com toda certeza você não irá entrar pesado em um trade, apostando nele para resolver todos os seus problemas. Uma pequena perda pode te quebrar quando você monta uma posição muito grande ou muitas ações ou contratos.

Crenças positivas sobre os resultados no futuro nos fazem assumir riscos excessivos. Fazer isso em um jogo onde as chances são desfavoráveis para começar, é um convite certo para o desastre.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s