Gostou? Incentive o autor!

Viva de Day Trade!
Ganhe 10% em 30 dias!
Lucre entre 0,5% e 2% ao dia garantidos! 

Aposto que você já deve ter visto esse tipo de propaganda por aí, assim como já ouviu falar em pirâmide…

É bem provável que você já tenha sido convidado, ou pelo menos conheça alguém próximo, que foi vítima de algum dos golpes financeiros mais recentes.

Mercado Financeiro

Entender o mercado financeiro nem sempre é fácil. E 2021 está sendo um ano bem diferente do que os brasileiros estão acostumados. A taxa básica de juros, a Selic, está em sua mínima histórica, de 2%. Combinado à baixa inflação, resultam em estímulo para a economia. No entanto, o cenário é extremamente desafiador para os investidores brasileiros, que estavam acostumados a obter altos rendimentos através da renda fixa.

Podemos constatar que o dia 24/08/2015 os Títulos que rendiam inflação (IPCA) + juros fixos chegaram a oferecer rentabilidade real acima de 7% ao ano, enquanto títulos prefixados (Tesouro Prefixado LTN) ofereciam rentabilidade nominal (sem descontar taxas e IR) próximas de 14%.

Fato este completamente distinto de nossa atual realidade:

Ou seja, para aumentar o retorno, será preciso se expor mais a riscos. Opaaa, alto lá!

Não é para tirar todo o dinheiro do Tesouro Direto e da renda fixa. Precisaremos diversificar mais os  investimentos, trazendo produtos diferenciados que as corretoras e alguns bancos oferecem.

As Famosas Pirâmides Ou Esquemas Ponzi

Para entender melhor como funciona, vamos imaginar uma pirâmide. No topo da pirâmide estão os criadores do esquema, que atraem novos “investidores” com a promessa de dinheiro fácil e rendimentos elevados através de investimentos em Boi Gordo, Criptomoedas , Jogadores de Futebol (sempre algo que esteja fora do alcance de órgãos regulamentadores e que você não tenha acesso)

Os “investidores” interessados em participar entregam o dinheiro aos utilizadores no topo, e estes pagam o retorno prometido, usando o dinheiro usado para entrar e o dinheiro de outros “investidores” que entraram depois.

Ex: Paulo inicia com 5 mil reais. Convida seus amigos, Fernanda e Akin, para participar, que também entram com mais 8 mil reais cada. Akin convida Renato e Fernanda convida Maria. Que assim convidam mais pessoas, o que resulta em um ciclo vicioso.

Este tipo de esquemas de investimento é fraudulento, punível por lei e só continuará a funcionar enquanto o número de novos “investidores” conseguir sustentar os “investidores” antigos na pirâmide.

Todo mundo quer dinheiro fácil, mas a realidade é que isso não existe.

Reconhecendo O Sistema Pirâmide

FARAÓ

Responsável por convencer as primeiras pessoas a entrar no esquema.

 

PRÍNCIPES

Por entrarem logo no início, costumam se dar bem, pois recebem a remuneração prometida para que possam convidar novos “investidores”.

 

SERVOS

Quanto mais participantes, mais difícil para os novos membros recuperarem o investimento, já que é preciso trazer mais gente, com a estrutura já saturada.

 

Por que têm vindo à tona tantos golpes com bitcoin? 

A falta de uma legislação que permita controlar e fiscalizar a negociação de moedas digitais no país e a grande valorização do bitcoin em um curto período de tempo são fatores que colaboram para que ele sirva de chamariz para os golpistas.

Diversas fraudes envolvendo criptomoedas foram descobertas recentemente no Brasil. Airbit Club, MinerWorld, MMM Brasil e Kriptacoin são alguns dos casos que ficaram famosos no país. Em agosto, clientes do Grupo Bitcoin Banco foram surpreendidos pelo bloqueio de bens do empresário Claudio Oliveira, conhecido como “rei do bitcoin”. Ele estaria devendo mais de R$ 70 milhões aos clientes.

No mundo, há relatos de mais de 7.000 casos de golpes envolvendo o bitcoin e outras moedas digitais, segundo o site badbitcoin.org, especializado em listar as fraudes.

Resumo

Corra! Sempre que alguém lhe propor investir em algo que contenha 1 ou mais dos itens abaixo:

  1. Promessa de um retorno elevado a curto prazo
  2. Obtenção de ganhos financeiros sobre produtos que não estão bem apresentados
  3. Abordagem sobre um público com pouco conhecimento financeiro ou de negócios
  4. A empresa não se encontra registrada ou regulada por nenhuma entidade pública.
  5. Falta de uma empresa de auditoria de confiança

Quer saber mais da Escola de Finanças Trader Brasil? Clique aqui

Um cordial Abraço

Professor Alan Soares

Summary
Como ganhar dinheiro fácil
Article Name
Como ganhar dinheiro fácil
Description
5 passos para identificar pirâmides financeiras – e não cair nelas
Flávio Lemos
Trader Brasil
Trader Brasil
Publisher Logo