Gostou? Incentive o autor!
O dinheiro está sempre por aí, mas os bolsos mudam.”
— Gertrude Stein
A rotação do setores é a força vital de um mercado em alta.
— Ralph Acampora

Prezado leitor,

curso_imersao_completa_aprender_a_investir

Torcemos para que quem nos lê, e suas pessoas queridas, estejam bem.

Para você que é um novo cliente, todo mês eu faço um podcast gravado e uma carta escrita com carinho, com diversas recomendações e explicações aos clientes. Espero que gostem.

 

Temas tratados:

Abra sua conta na XP |Trader Brasil Investimentos
  • novo livro De Flávio Lemos 
  • Cenário atual e suas dificuldades
  • Existem Oportunidades 
  • Investimentos em NOVEMBRO e performance do mês (Renda fixa, ações, dólar, FII , BDRs), 

📺 Ver no You Tube: https://youtu.be/eDPNbDZoVbE 

 

Você pode ouvir no Spotify também em nosso Podcast:

Onde Investir https://open.spotify.com/show/0Gw6o0VsdI5sJhCPE4vLME

 novo livro:  Dinheiro – Modo de usar

Prezados leitores, é com grande prazer que anunciamos o novo livro, Dinheiro – Modo de usar. Um livro que fala de tudo relacionado a dinheiro: como se livrar das dívidas, cuidados ao casar, empreender, morar fora, se separar ou se aposentar, além é claro investimentos em ações, fundos, renda fixa imóveis, obras de arte e até vinhos. São mais de 50 temas tratados com carinho no livro. Espero que gostem. Depois nos envia um comentário!

Aonde investir em Dezembro

Com o desfecho das eleições nos EUA e a expectativa sobre a chegada das vacinas contra a covid-19 houve uma mudança grande no mercado: o investidor global olhou com mais atenção o mercado de renda variável e os emergentes, o que garantiu um ganho significativo para o Ibovespa no mês de novembro, diante da busca global por ações deixadas de lado nos piores momentos da pandemia e que podem se beneficiar da retomada do crescimento econômico.

A volta do estrangeiro para a bolsa brasileira trouxe um novo combustível para as ações: os papéis dos setores bancários (ITUB4 +27%), aéreo, e ligados a commodities – como Petrobras +27,69% e Vale +26,01% – PUXARAM A BOLSA.

As preocupações com o crescimento global foram parcialmente revertidas. E, com um nível maior de conforto, o investidor global olha com mais atenção o mercado de renda variável e os emergentes

O avanço em novembro foi notório, de 15,9% – o mais acentuado desde março de 2016 quando subiu 16,97%. No ano, Ibovespa cai 5,84%..

Os investidores viraram uma página, começando a montar posições em um cenário que começa a ser olhado por cima do muro. O mercado já traz para valor presente a vacina e a recuperação econômica global em 2021.

Na renda fixa, o IMA-B 5+, que representa uma cesta de títulos públicos atrelados à inflação com prazo a partir de cinco anos, ganhou 2,6% — no ano ainda está negativo em 1,9%. Até o real se apreciou, com a queda de 7,6% do dólar, enquanto o ouro, ativo de proteção, perdeu 11,6%.

Depois de o governo gastar o equivalente a 8% do PIB no auxílio emergencial, o caminho da austeridade fiscal é a única escolha racional . É essa incerteza que tem mantido a curva de juros extremamente inclinada e o câmbio depreciado apesar de o balanço de transações correntes estar arrumado.

A inflação observada nos preços de atacado e nos alimentos também é vista com preocupação.

O momento geopolítico aparentemente mais calmo, com Biden na presidência dos EUA e vários países saindo da recessão ao mesmo tempo, desenham um cenário que potencialmente favorece o Brasil, como produtor de matérias-primas. A tendência de dólar mais fraco deve fazer o fluxo de dinheiro circular mais, com as commodities para cima.

Bolsas -a rotação setorial deve continuar nos próximos meses

Ainda tem muito para andar as empresas de “valor” caso seja confirmado um cenário de normalização econômica no início de 2021. Não será linear, mas espaço existe, e muito!

Imagem

Quem diria que chegaríamos em dezembro com quase todos os mercados no positivo. Mas ainda falta o nosso índice Bovespa, quem sabe até o fim do ano.

Imagem

O fluxo mostra viés positivo para ativos emergentes. Não é a toa que o Ibovespa atingiu 110 mil pontos liderada por commodities e bancos:

Imagem

 

E a Vacina?

Previsão sobre imunidade do rebanho do  DB sobre a o timing da vacina nos países desenvolvidos:

Imagem

Imagem

Novidades: BDRs e ETFs internacionais para investidores.

Os BDRs chegaram. Isso significa que, a partir de agora, nós temos mais de 600 novos ativos para escolher no cardápio da Bolsa. A lista vai desde empresas tradicionais, como Procter & Gamble, até a Google.

Não custa lembrar: os BDRs são recibos de ações de empresas negociadas em bolsas de outros países aos quais você pode ter acesso pela B3. É um vale-ação estrangeira.

Ibovespa é muito concentrado no setor financeiro (28%) e possui pouco consumo discricionário (12%), comunicação (2%) e tecnologia (<1%)

O S&P 500 (IVVB11) é mais concentrado em tecnologia (29%) e menos em financeiro (10%)

A partir de de dezembro/2020,  a quantidade de ETFs, ou seja, de fundos de índices com cotas negociadas em bolsa, disponível aos investidores brasileiros na B3 vai mais que dobrar. Isso porque a BlackRock lançou BDRs de 37 ETFs listados no mercado externo.

 

 

A cada crise, você descobre que não sabe nada, porque cada crise é diferente. Mas você pode se preparar para evitar a ruína.

A coisa mais importante é evitar alavancagem, porque  sem ela você sobrevive a qualquer crise, mas com ela qualquer crisezinha acaba com você.

Acredito que não seja o momento de buscar ganhos transformacionais nos portfólios. O momento é de paciência, parcimônia e foco.
Gosto de utilizar esses períodos de maior volatilidade e realização de lucros para começar a alocar algum capital, dado que vínhamos falando em manter um caixa mais elevado para períodos de turbulência.

Para um futuro sem sustos, conheça o melhor investimento.

Para o investidor, é importante entender as razões para o prejuízo dos fundos e evitar decisões emocionais.

Educar-se financeiramente é uma constante busca por liberdades.

Como já disse outras vezes, investir de forma sensata é realmente muito enfadonho, e se você está constantemente dizendo às pessoas o que elas realmente precisam ouvir, corre o risco de perder seus leitores ou espectadores.

E qual seria sua melhor aposta?

onde existem oportunidades?

O que determina um investimento atrativo, não é o cenário positivo. Mas, sim, estar mais barato do que deveria.

O fluxo de dinheiro vai procurar onde há maior potencial de retorno, e o Brasil e demais emergentes acabam sendo bons suspeitos para receber esses capitais vindos do mundo desenvolvido.

Nesse cenário para clientes com perfil agressivo, com os devidos termos assinados, uma alternativa seria OPERAÇÕES ESPECIAIS COM OPÇÕES COM ESTRUTURAS.

Após uma análise de fundamentos, gráfico, volatilidade das séries de opções, séries em aberto e depois montamos a estrutura via robô de opções com uma perda limitada (não inclui eventuais custos de exercício e corretagens) com um ganho proporcional de pelo menos de 3 a 5 vezes a perda máxima, ou seja com uma excelente relação retorno para risco.

 Se quiser receber alguma me avise.

 

 

Como vimos, conhecimento é fundamental para o investidor. Que tal aumentar o seu conhecimento ?

VEJA ABAIXO COMO FORAM TODOS OS INVESTIMENTOS EM NOVEMBRO

 

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

RECOMENDAÇÕES DE FUNDOS PARA DEZEMBRO PARA NOVOS APORTES COM INCLUSÃO DE FUNDOS INTERNACIONAIS

Os fundos estão pela ordem de menor risco para os de maior risco (e maior retorno).(Rentabilidades 12 meses) CDI de +2,59% e Ibovespa de –5,84%

***APENAS CLIENTES****

VEJA AS RECOMENDAÇÕES de AÇÕES EM NOVEMBRO :

·         ***APENAS PARA CLIENTES****

 

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Sobre os fundos imobiliários, o IFIX apresentou uma performance de 1,5% em novembro, impulsionada pela performance do segmento de recebíveis.

O segmento de recebíveis possui grande atratividade por possuir alto rendimento e baixo risco de perda de patrimônio. Adicionalmente, os fundos imobiliários do segmento tendem a ser ótimas alternativas para diversificação e mitigação de risco, principalmente em períodos de alta volatilidade do mercado.

Os fundos de recebíveis terão impactos limitados em decorrência da crise do coronavírus devido seu portfólio diversificado de títulos de renda fixa (principalmente CRIs) tanto em número títulos como em setores da economia

Os fundos desse segmento são ótimas alternativas para diversificação e mitigação de risco em momentos de alta volatilidade do mercado como o período da crise do coronavírus devido sua alta previsibilidade de rendimentos e baixa volatilidade comparado aos outros fundos imobiliários.

***RECOMENDAÇÕES DE FIIs APENAS PARA  CLIENTES****

CARTEIRA DE FII RECOMENDADA (PESOS IGUAIS)

 

E para você que não tem tempo de acompanhar o mercado, temos a solução que você deseja: o Trade Push.

Trade Push é uma ferramenta que permite repassar recomendações da Equipe de Análise aos clientes que quiserem.

E o melhor é que os clientes podem aceitar, alterar ou cancelar  a ordem pelo XP Mobile, de maneira rápida e fácil, pelo próprio telefone ou tablet.

 

Cordial Abraço,

Tendo alguma dúvida, é só nos falar.

Nossos Whatsapps: +55 11 2386 4080 e +55 21 2524 7788

Summary
Onde Investir em Dezembro
Article Name
Onde Investir em Dezembro
Description
Onde Investir em Dezembro com Flávio Lemos, CMT
Flávio Lemos
Trader Brasil
Trader Brasil
Publisher Logo
ebook_investir_em_etfs_bdrs