Gostou? Incentive o autor!

Para que servem as Certificações do mercado financeiro?

Você quer trabalhar no mercado financeiro trabalhando em bancos, corretoras, assets, seguradoras, fundos de pensão ou até mesmo sendo um empresário ?

curso_imersao_completa_aprender_a_investir

Então conheça melhor as diversas profissões e suas certificações obrigatórias.

 

Qual a diferença entre Analista de Investimentos CNPI -APIMEC e um Gestor CGA Anbima?
Qual a diferença entre Agente autonomo, Analista de Investimentos CNPI -APIMEC e um Gestor CGA Anbima?

Agente autônomo:

Os agentes autônomos de investimento, nome dado pela CVM a esse profissional após verificar que ele preenche as condições de atuação, explicam aos clientes o funcionamento de aplicações financeiras como ações, renda fixa, fundos de investimento, fundos imobiliários, derivativos, contratos futuros dentre outros.

novo livro!

Esses profissionais conhecem as regras do mercado financeiro e o risco/retorno das aplicações, tiram as dúvidas e aconselham os clientes que querem investir e vêm se tornando figura fundamental no desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro.

Os principais deveres, responsabilidades e atribuições dos agentes autônomos de investimento podem ser vistos na Instrução CVM 497 e no Código de Conduta Profissional da ANCORD.

Agente Autônomo de Investimentos que atua na:

  • prospecção e captação de clientes, recepção e registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação ou de registro cabíveis; e
  • na prestação de informações sobre os produtos oferecidos e sobre os serviços prestados pela instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários pela qual tenha sido contratado.

Prova a ser feita: ANCORD

Veja o curso preparatório ANCORD DE AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTO  aqui.

Salário$$$$. Um AAI recebe de forma comissionada, geralmente de 0,4% à 1,6% de todo valor que ele capta ao ano.

Analista de investimentos:

Os Analistas de Valores Mobiliários são profissionais que elaboram relatórios de análise destinados a publicação, divulgação ou distribuição a terceiros, ainda que restrita a clientes.

Esse tipo de opinião envolve aprofundamento técnico e o exercício da atividade, pela sua importância, é objeto de regulação pela CVM, por meio da Instrução CVM 483.

O analista é o profissional que fornece suporte ao investidor. Auxilia na tomada de decisão e depois sugere mudanças de rota, de papel e produtos, quando julgar necessário.

A partir da análise das condições da economia, do horizonte para o setor e dos números divulgados nos balanços das empresas, os analistas fazem projeções do preço-justo de um papel e, comparando-o com a cotação atual, produzem recomendações de compra, venda ou manutenção.
Prova a ser feita: CNPI da APIMEC

Gestor de carteiras:

Os gestores de recursos administrariam os investimentos levando em consideração o perfil de risco adequado para o cliente e perseguiriam o objetivo de atingir o maior retorno possível respeitando um determinado patamar de perda que fosse aceitável pelo aplicador.

O exercício da Administração de Carteira de Valores Mobiliários compreende a gestão profissional de recursos ou valores mobiliários, subordinados ao regime da Lei 6.385/76, entregues a pessoa física ou jurídica com autorização para a compra ou venda de valores mobiliários por conta do investidor.

A administração de carteira de valores mobiliários só poderá ser exercida por pessoas físicas ou jurídicas previamente autorizadas pela CVM, conforme normas estabelecidas na Instrução CVM 558.

 

Prova a ser feita: CGA da ANBIMA

Consultor financeiro:

Consultor de Valores Mobiliários (pessoa física ou jurídica) é um profissional com visão estratégica que tem como responsabilidade assessorar os investidores interessados em fazer aplicações diretamente no mercado.

Este profissional possui conhecimentos técnicos e práticos para auxiliar seu cliente na busca do produto que irá melhor atender a seus objetivos e necessidades pessoais.

O consultor pode trabalhar tanto como autônomo, em empresas do ramo financeiro ou seguradoras e por isso, muitas vezes está isento de relações com instituições bancárias.

Assim como ocorre com outros prestadores de serviços do mercado de valores mobiliários, os consultores devem ser credenciados na CVM.

Para isto, é necessário cumprir a norma que rege a atividade de consultoria: a Instrução CVM 592.

Prova a ser feita: CEA da ANBIMA
Salário$$$
 

Planejador financeiro

Os planejadores financeiros ajudam os indivíduos a desenvolver planos que garantam sua estabilidade financeira atual e futura.
 
O planejador financeiro é um profissional multiespecialista, responsável por orientar seus clientes a organizarem ou reestruturarem suas vidas financeiras, de acordo com seus objetivos e necessidades, aliando planejamento e investimentos.
Salário: $$$
 

Gerente (Pessoa Jurídica)

Desempenha funções semelhantes a gerente de pessoa física, porém, o que os diferenciam são os públicos com os quais atuam. Trabalham em segmentos private e corporate. Ficam encarregados de lidar com contas de investidores qualificados e empresas. Possuem acesso a produtos diferenciados de investimentos, produtos destinados apenas a esses clientes com maior capital.
 
Para se tornar um gerente comercial pessoa jurídica: o indivíduo deve ser certificado (CPA 20 – ANBIMA).

Gerente (Pessoa Física)

A figura do gerente está presente em todo banco. O trabalho constitui na gestão da conta corrente (depósito a vista) de diversos clientes, junto da prestação de serviços, oferta de novos investimentos ao cliente e a gestão de investimentos já existentes. Seria o mais próximo de um consultor financeiro determinado pelo banco para cada um de seus clientes.
 
Bancos comerciais tendem a contratar pessoas com formação superior em áreas como Economia e Administração, porém não se trata de um pré-requisito.
 
Para se tornar um gerente comercial pessoa física: o indivíduo deve ser certificado (CPA 10 – ANBIMA).
 Gostou desse conteúdo? Aproveita para ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre o mercado financeiro e faça o nosso curso de imersão completo da trade. É só clicar no banner:
curso_imersao_completa_aprender_a_investir

Summary
Para que serve as Certificações do mercado financeiro?
Article Name
Para que serve as Certificações do mercado financeiro?
Description
Você quer trabalhar no mercado financeiro trabalhando em bancos, corretoras, assets, seguradoras, fundos de pensão ou até mesmo sendo um empresário ? Então conheça melhor as diversas profissões e suas certificações obrigatórias.
Flávio Lemos
Trader Brasil
trader Brasil
Publisher Logo
ebook_investir_em_etfs_bdrs