Para que servem as Certificações do mercado financeiro?
Você quer trabalhar no mercado financeiro trabalhando em bancos, corretoras, assets, seguradoras, fundos de pensão ou até mesmo sendo um empresário ?
Então conheça melhor as diversas profissões e suas certificações obrigatórias.

Agente autônomo:
Os agentes autônomos de investimento, nome dado pela CVM a esse profissional após verificar que ele preenche as condições de atuação, explicam aos clientes o funcionamento de aplicações financeiras como ações, renda fixa, fundos de investimento, fundos imobiliários, derivativos, contratos futuros dentre outros.
Esses profissionais conhecem as regras do mercado financeiro e o risco/retorno das aplicações, tiram as dúvidas e aconselham os clientes que querem investir e vêm se tornando figura fundamental no desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro.
Os principais deveres, responsabilidades e atribuições dos agentes autônomos de investimento podem ser vistos na Instrução CVM 497 e no Código de Conduta Profissional da ANCORD.
O Agente Autônomo de Investimentos que atua na:
- prospecção e captação de clientes, recepção e registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação ou de registro cabíveis; e
- na prestação de informações sobre os produtos oferecidos e sobre os serviços prestados pela instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários pela qual tenha sido contratado.
Prova a ser feita: ANCORD
Veja o curso preparatório ANCORD DE AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTO aqui.
Analista de investimentos:
Os Analistas de Valores Mobiliários são profissionais que elaboram relatórios de análise destinados a publicação, divulgação ou distribuição a terceiros, ainda que restrita a clientes.
Esse tipo de opinião envolve aprofundamento técnico e o exercício da atividade, pela sua importância, é objeto de regulação pela CVM, por meio da Instrução CVM 483.
O analista é o profissional que fornece suporte ao investidor. Auxilia na tomada de decisão e depois sugere mudanças de rota, de papel e produtos, quando julgar necessário.
Veja o curso preparatório CNPI APIMEC aqui.
Salário: $$$$
Gestor de carteiras:
O exercício da Administração de Carteira de Valores Mobiliários compreende a gestão profissional de recursos ou valores mobiliários, subordinados ao regime da Lei 6.385/76, entregues a pessoa física ou jurídica com autorização para a compra ou venda de valores mobiliários por conta do investidor.
A administração de carteira de valores mobiliários só poderá ser exercida por pessoas físicas ou jurídicas previamente autorizadas pela CVM, conforme normas estabelecidas na Instrução CVM 558.
Veja o curso preparatório CGA ANBIMA aqui.
Salario: $$$$$$$
Consultor financeiro:
Consultor de Valores Mobiliários (pessoa física ou jurídica) é um profissional com visão estratégica que tem como responsabilidade assessorar os investidores interessados em fazer aplicações diretamente no mercado.
Este profissional possui conhecimentos técnicos e práticos para auxiliar seu cliente na busca do produto que irá melhor atender a seus objetivos e necessidades pessoais.
O consultor pode trabalhar tanto como autônomo, em empresas do ramo financeiro ou seguradoras e por isso, muitas vezes está isento de relações com instituições bancárias.
Assim como ocorre com outros prestadores de serviços do mercado de valores mobiliários, os consultores devem ser credenciados na CVM.
Para isto, é necessário cumprir a norma que rege a atividade de consultoria: a Instrução CVM 592.
Planejador financeiro
Gerente (Pessoa Jurídica)
Gerente (Pessoa Física)
Veja o curso preparatório anbima cpa10 aqui.
Salário: $$


Você precisa fazer log in para comentar.