Hoje recebemos várias consultas sobre a possibilidade de realizar investimentos no exterior.
Se é legal, complicado ou muito diferente de investir na BMFBovespa ações, opções, futuros ou em títulos públicos.
Vamos á primeira pergunta:
Segundo o site da Receita Federal e do Banco Central do Brasil:
“As pessoas físicas e jurídicas podem comprar e vender moedas estrangeiras ou realizar transferências internacionais em reais sem limitação de valor na forma estabelecida pelo Banco Central do Brasil, observada a legalidade da transação inclusive tributária.
Os pagamentos e os recebimentos do exterior devem ser efetuados, como regra geral, por meio de instituições autorizadas a atuar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil.
Devem ser observadas as disposições especificas de cada operação, ressaltando-se que a realização de transferências de e para o exterior está condicionada, ainda, ao cumprimento e à observância da legislação e da regulamentação sobre o assunto, inclusive de outros órgãos governamentais.”
Tais operações devem ser realizadas com base em documentos que comprovem a sua legalidade e fundamentação econômica, cabendo ao banco interveniente verificar o cumprimento dessas condições e manter em arquivo o dossiê da operação.
Os investidores devem manter os documentos pelo prazo de 5 anos.
Os valores de qualquer natureza, os ativos em moeda e os bens e direitos detidos fora do território nacional, devem ser informados anualmente ao Banco Central por meio da página do BC na internet
( http://www.bcb.gov.br Capitais Brasileiros no Exterior ).
Para realizar qualquer investimento deve haver preparação: Você deve estudar, conhecer as leis, os mercados e entender seu modus operandi.
Existem treinamentos em português e em inglÊs para isso, mas em tese a maior liquidez dos mercados internacionais faz com que as diversas técnicas de análise: técnica , gráfica, fundamentalista, condicional funcionem ainda melhor em mercados mais líquidos.
Existem algumas diferenças.
Nos EUA, Nasdaq , NYSE (Bolsa de Nova York), AMEX (American Stock Exchange), CBOE (Bolsa de opções), ISE((Bolsa de opções),PHLX(OUTRA Bolsa de opções) são bolsas separadas, mas a maoria dos home brokers aglutinam as ofertas de um mesmo ativo no seu sistema.
De qualquer forma o investidor deve conhecer o mercado, estudar e se preparar para ser igual ao gato que já nasce de bigode e não igual a um pato novo de uma mesa de poker.
Você precisa investir primeiro em sua educação financeira.
Para isto recomendamos nosso Curso Trader Completo -Módulo Internacional.
Se você gostou do artigo nos incentive curtindo para escrevermos mais!