EXPLICAÇÃO DA TAXA DE DESEMPREGO BAIXA: GERAÇÃO “NEM NEM”


IBGE 24/10/2014: menos gente procurando emprego. A TAXA DE DESEMPREGO cai porque menos pessoas buscam a posição no mercado.
Por isso, não entra na estatística dos desempregados.
Nos últimos meses, o nível de desemprego tem variado junto com o ritmo de pouco mais de 19 milhões de brasileiros. Eles formam a população não economicamente ativa, a parcela da nossa mão de obra que não tem trabalho, nem está à procura de uma vaga.

CAGED MOSTROU MENOR CRIAÇÃO DE VAGAS

NEM TRABALHA , NEM ESTUDA
NEM TRABALHA , NEM ESTUDA

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho, também mostraram recuo no mercado formal em setembro, quando houve geração líquida de 123.785 empregos — queda de 41,35% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 211 mil vagas.
De um ano para cá, a procura por emprego tem sido menor do que no passado recente, e é isso que em grande medida tem garantido esse desemprego baixo
Foi o pior resultado para o mês desde 2001. Entre janeiro e setembro, foram criados 904.913 postos, considerando dados ajustados (declarações fora do prazo) — o que representa recuo de 31,6% na comparação com o acumulado nos nove primeiros meses do ano passado, quando o saldo ultrapassava um milhão de contratações.
Em uma confecção, o dono explica qual é o obstáculo para contratar: o ritmo fraco da economia brasileira. “Para que nos possamos crescer, adquirir novas máquinas e, por consequência, contratar novas pessoas, a gente precisa que essa demanda aqueça mais do que ela está hoje”, ele conta.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s