Trader ou Agente Autônomo de Investimentos:  Qual carreira é ideal para você?


Quero ser trader ou corretor?

Trader ou Agente Autônomo?

Trader ou Corretor:  Qual carreira é ideal para você?

Você está tendo problemas para decidir entre uma carreira como um corretor da bolsa ou um trader?

Quero ser um Agente Autônomo de Investimentos

No Brasil corretor de bolsa de valores é chamado de Agente Autônomo de Investimentos. Pela lei brasileira, ele só pode colocar ordens para seu cliente. Nos EUA, ele é chamado de Account Representative e ele pode sugerir ações ao seu cliente.

Cada carreira envolve negociação de  valores mobiliários, mas a natureza de cada varia muito, e essas variações podem fazer toda a diferença na determinação de qual carreira irá atender você melhor.

Neste artigo, vamos olhar para estas diferenças, bem como a preparação necessária para prosseguir ou carreira.

Corretor x Traders

Embora ambos corretores e traders comprem e vendem valores mobiliários, corretores também são agentes de autônomos de vendas, quer em seu próprio nome ou em nome de uma corretora.

Quero ser Trader

Os traders, por outro lado, podem trabalhar por conta própria ou para uma empresa de gestão de investimentos, onde eles compram e vendem títulos em nome dos fundos geridos por essa empresa. Para terem sucesso necessitam de disciplina e técnica.O que praticamos na Trader Brasil no treinamento da carreira de Trader é 70% disciplina e 30% técnica.

Corretores tendem a ter contato direto com os clientes, quer pessoas físicas ou jurídicas, e compram e vendem títulos com base nos desejos e ordens desses clientes. Os traders, por outro lado, tendem a comprar ou vender títulos com base nos desejos próprios ou do gestor de um fundo ou de uma certeira de uma empresa de investimento.

Finalmente, um corretor também é um agente de vendas e é responsável pela obtenção e manutenção de uma lista de clientes.

Quem gosta de Emoções fortes

Corretores e traders tendem a ter níveis elevados de stress e fortes habilidades de comunicação e de negociação. Eles normalmente são proficientes em multitarefas e devem ser capazes de lidar com um ambiente em ritmo acelerado, de alta pressão.

Se você estiver considerando uma carreira como um corretor ou trader, você deve aprender o máximo que puder sobre os mercados financeiros.

Frequentando a Trader Brasil Escola de Finanças & Negócios  é uma boa maneira de começar.

Não é obrigatório para entrar neste campo, mas se você é um estudante de graduação considerando uma carreira como um corretor ou trader, é aconselhável ter conhecimento de economia ou finanças.

As graduações mais populares para aqueles que passam a se tornar corretores e traders incluem: economia, finanças, engenharia, administração e matemática.

Muitos também estudaram física, biologia ou Computação. Mesmo formados em artes liberais, tais como história, letras, ciência política e filosofia, tiveram carreiras de sucesso como corretores ou traders.

No entanto, o caminho para o sucesso como um corretor ou trader será mais longo e mais difícil se você não tem qualquer tipo de educação em negócios ou finanças.

Uma nota importante para aqueles que consideram esta carreira é que muitos corretores e traders têm experiência de trabalho adicional antes de entrar no campo. Especialmente se você está procurando uma carreira como um corretor, qualquer experiência em vendas anteriores é altamente valorizada. Isto é devido ao componente de vendas da posição de corretagem.

Requisitos para corretores e traders

No Brasil para ser um agente autônomo de investimentos você precisa passar na prova da ANCORD e se registrar na CVM.

No Brasil não existe a certificação oficial de trader, por isto cursos certificados de Trader de escolas de renome como a Trader Brasil são tão reconhecidas no mercado.

Nos EUA,ser um corretor ou um trader requer uma licença  da Financial Industry Regulatory Authority (FINRA, anteriormente o NASD) para executar ordens de compra ou venda de valores mobiliários.

Uma licença da FINRA é obtido por atingir uma pontuação de aprovação no Gerais Securities Registered Representante Exame – mais comumente referido como o exame Séries 7. O exame Séries 7 testa os conceitos básicos de investimento, bem como as regras e regulamentos da Securities and Exchange Commission (SEC), órgão que regula o setor de investimentos. Quando um indivíduo tem uma licença da FINRA, ele ou ela é, então, um membro da bolsa de valores e tem a capacidade de comprar ou vender ações.

Destes certificados eu  tenho alguns: Nos EUA eu tirei o de  ações (series7), o de opções (Series 3), o de futuros (Series4) e e o de Diretor de Corretora (Series 24), além do certificado da ANCORD brasileira que serve para ações, futuros e opções. Tirei ainda o PQO da BM&F Bovespa que é obrigatório para trabalhar em corretoras de valores.

Um dia na vida de um corretor ou trader

Um corretor passa grande parte do tempo mantendo os clientes informados sobre as variações nos preços das ações. Freqüentemente, se um cliente está interessado em comprar um determinado título, e este chega a um determinado preço, ou vende  ações de uma empresa se esta  vai acima de um determinado preço. Como resultado, um corretor deve prestar atenção ao mercado com vigilância para monitorar essas flutuações. Da mesma forma, um trader pode fazer para sua própria carteira ou pode ser instruído por um gerente de carteira para comprar ou vender uma ação em um determinado ponto de preço.

Corretores e traders também verificam análises realizadas por analistas de investimentos para fazer recomendações aos clientes ou gestores de carteira de comprar ou vender valores mobiliários. Além disso, os corretores gastam uma boa parte de seus dias tentando  expandir sua base de clientes.

Conclusão

Um dia na vida de um corretor ou trader é um evento excitante e variado.

Se você gosta de um ambiente em ritmo acelerado, gosta de ler publicações financeiras e está à procura de uma carreira ao longo da vida, uma carreira de trader profissional ou de corretor de bolsa de valores pode ser para você.
E você quer ser qual dos dois? Deixe seu comentário!

Anúncios

6 comentários

    • Obrigado por seu contato Fernando.
      Nada impede que voce seja trader da sua própria carteira de investimentos e seja agente autonomo de investimentos, mas você não pode ter discrição na carteira de terceiros , ou seja, não pode operar, somente colocar e executar ordens para terceiros mediante autorização de cada uma delas.

      Curtir

  1. Olá, tudo bem?
    Tenho uma “pequena grande duvida”
    passo boa parte do meu dia estudando sobre o mercado financeiro, desejo investir em ações em breve, por outro lado gostaria de trabalhar como trader, porém não possuo graduação, seria possível exercer esta carreira apenas como um bom conhecimento na area?

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s