Qual a diferença entre Analista de Investimentos CNPI -APIMEC e um Gestor CGA Anbima?


ANALISTA CNPI X GESTOR ANBIMA CGA
ANALISTA CNPI X GESTOR ANBIMA CGA

ANALISTA X GESTOR

O analista de investimentos oferece informação qualitativa para que o gestor tome as decisões sobre as ações que deverão compor as carteiras de ações de seus clientes ou fundos de investimento.

O QUE FAZ UM ANALISTA DE INVESTIMENTOS?

Os Analistas de Valores Mobiliários são profissionais que elaboram relatórios de análise destinados a publicação, divulgação ou distribuição a terceiros, ainda que restrita a clientes.

Esse tipo de opinião envolve aprofundamento técnico e o exercício da atividade, pela sua importância, é objeto de regulação pela CVM, por meio da Instrução CVM 483. Além disso, também é regida pela autorregulação do próprio mercado, neste caso através da APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), que, desde 2010, exerce a função de autorreguladora destes profissionais do mercado de capitais.

O analista, além de ser aprovado no exame de qualificação técnica, também deve obedecer ao código de conduta profissional da entidade que o credenciou. Com isto, é possível evitar situações de conflito de interesse, buscando informações idôneas e fidedignas, para usar como base de suas análises e recomendações, e mantendo independência em relação à pessoa ou instituição a qual estiver vinculado.

Os analistas são graduados, na maioria dos casos, nos cursos de economia, administração e ciências contábeis, mas há vários analistas com graduação em engenharia, também. É bastante recomendável a participação em cursos de pós-graduação na área da finanças, sejam cursos curtos de extensão ou programas do tipo MBA ou mestrado.

Quais instituições contratam Analistas?

Bancos de investimento, corretoras de valores, fundos de pensão, empresas de gestão de recursos (Asset Managements), seguradoras, empresas de capital aberto, dentre outras.

Sobre o Exame de analista o CNPI:

Os exames são oferecidos pela Apimec, em geral em tempo contínuo, e são realizados nos Centros de Testes da FGV distribuídos em praticamente todo território nacional.
A certificação está dividida em três categorias: CNPI para o analista fundamentalista, CNPI-T para o analista técnico e CNPI-P para o analista pleno (fundamentalista e técnico).
Para obtenção da certificação o profissional deve ser aprovado nos seguintes exames:

CB – Conteúdo Brasileiro – fase comum para o analista fundamentalista, técnico e pleno.

Uma prova de duas horas de duração com 60 questões de múltipla escolha contendo as seguintes matérias: Sistema Financeiro Nacional, Mercado de Capitais, Mercado de Renda Fixa, Mercado de Derivativos, Conceitos Econômicos, Ética e Relacionamento, Governança Corporativa.

 

CG1 – Conteúdo Global 1 – fase para o analista fundamentalista.
Uma prova de duas horas de duração com 60 questões de múltipla escolha contendo as seguintes matérias:

  1. Análise e Avaliação de Ações e Finanças Corporativas: 30 questões;
  2. Contabilidade Financeira e Análise de Relatórios Financeiros: 30 questões

CT1 – Conteúdo Técnico 1 – fase para o analista técnico.
Uma prova de duas horas de duração com 60 questões de múltipla escolha contendo as seguintes matérias: Princípios de Análise Técnica; Dow, Elliott, Fibonacci e Candle Stick; Retas, Tendências e Médias móveis; Stop, Suporte e Resistência; Volume & Contratos em Aberto.

O profissional aprovado no CB e CG1 será certificado com o CNPI (recomendações através de relatórios de análise fundamentalista).

O profissional aprovado no CB e CT1 será certificado com o CNPI-T (recomendações através de relatórios de análise gráfica).

O profissional aprovado no CB, no CG1 e no CT1 será certificado com o CNPI-P (recomendações através de relatórios de análise fundamentalista e/ou gráfica.

GESTOR ANBIMA CGA
GESTOR ANBIMA CGA

E O GESTOR CGA?

A CGA se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que desempenham atividades de gestão profissional de recursos de terceiros (GESTOR).

O Gestor de Carteira é responsável pela gestão profissional, conforme estabelecido no seu regulamento, dos ativos financeiros integrantes da carteira do fundo. Essa função deve ser desempenhada por pessoa natural ou jurídica credenciada como administrador de carteira de valores mobiliários pela CVM.

O Gestor CGA do Fundo tem poderes para negociar, em nome do fundo de investimento, os ativos financeiros do fundo e exercer o direito de voto decorrente dos ativos financeiros detidos por ele, realizando todas as demais ações necessárias para tal exercício, observado o disposto na política de voto.

Dentre as suas principais atividades, destacam-se:

  • Escolher os ativos que irão compor a carteira do Fundo, selecionando aqueles com melhor perspectiva de rentabilidade, dado um determinado nível de risco compatível com a política de investimento do Fundo; e
  • Emitir as ordens de compra e venda com relação aos ativos que compõem a carteira do Fundo, em nome do Fundo

São considerados gestores profissionais de recursos de terceiros, os Profissionais que atuam na gestão de carteira de títulos e valores mobiliários e que têm alçada/poder discricionário de investimento (compra e venda) dos ativos integrantes da referida carteira.

Poder discricionário significa que ele tem autorização para comprar ou vender ativos sem perguntar a ninguém, somente seguindo o REGULAMENTO, estatuto e política de investimentos previamente definidas.

A autorização para o exercício da atividade de administração de carteira de valores mobiliários somente é concedida a pessoa natural domiciliada no País que tiver:
I – graduação em curso superior, em instituição reconhecida oficialmente, no País ou no exterior;
II – experiência profissional de:
a) pelo menos três anos em atividade específica diretamente relacionada à gestão de recursos de terceiros no mercado financeiro; ou
b) no mínimo cinco anos no mercado de capitais, em atividade que evidencie sua aptidão para gestão de recursos de terceiros; e

III – reputação ilibada.

Passar na  PROVA ANBIMA CGA ajuda em muito em sua aprovação como gestor.

QUER PASSAR NA PROVA CGA ANBIMA ? ENTÃO CLIQUE AQUI:

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s