Gostou? Incentive o autor!

  Como todos puderam ver o Ibovespa e o Indice Futuro estão trabalhando em forte queda a mais de 3 semanas e de forma continua.  Muitos investidores devem estar perguntando-se o motivo dessas quedas já que nossos pares nas Bolsas Americanas e Europeias estão trabalhando no positivol , o Dow Jones está fazendo máximas em cima de máximas e nossa economia de um modo geral aparenta estar nas mesmas boas condições de aproximadamente 1 ano.

A resposta está relacionada ao apetite ao risco dos gringos.  O capital estrangeiro está saindo do Brasil e de outros   países emergentes em  processo inflacionário, que estejam passando por políticas de aperto monetário, e estão indo para economias mais maduras (America do Norte e Europa).Essa postura explica nosso descolamento das Bolsas Americanas e o nosso atual movimento de mercado estar acompanhando o movimento da Bolsa da China, que tbm passa por momento de aperto fiscal/monetário.

De acordo com o gráfico estamos em uma região muito sobrevendida, o que da margens para a  possibilidade de haver um repique forte à partir desses patamares. Contudo, gostaria de lembrar que a minima de hoje pode ser a máxima de amanhã e que o limite de queda é sempre o CHÃO.

Lembramos que a situação de aperto Monetário e fiscal no Brasil ditará o Tom da direção do mercado…. p/ o Abismo ou p/ a resistência dos 67.000 pontos.

Segue o gráfico:

Gráfico com o saldo dos estrangeiros no índice futuro desde janeiro de 2008 e uma tabela com os valores desde o início do ano. É possível observar que os estrangeiros estão muito vendidos, níveis registrados apenas em março de 2008. No ano de 2011 passaram de 7.153 contratos comprados no dia 06/01/2011 para o patamar atual de 40.000 contratos vendidos