Por que não devemos escutar pessoas que só falam em vez de agir?
Vamos falar um pouco sobre trading: como a prática com tentativa e erro é muito mais importante do que a teoria.
Controle emocional e auto conhecimento são muito importantes nesses momentos de grande incerteza.
Bolsa não é a economia. Não se enganem com os preços das ações, elas refletem um universo muito menor e mais robusto do que a média da economia real.
Julho marcou o quarto mês consecutivo de valorização de ativos de risco no Brasil, com alta das ações, dos preços dos títulos públicos longos, além da redução dos “spreads” de papéis de dívida corporativa com a queda dos juros longos.
O investidor segue para alternativas que balançam mais, mas que têm maior potencial de retorno, porque as mais conservadoras, atreladas a juros pós-fixados, têm se mostrado insuficientes para preservar o poder de compra.
A boa vontade para ativos de risco se refletiu, por exemplo, em todos os índices de ações. O Ibovespa subiu 10,5% só em julho (até dia 30), e desde o fundo de 23 de março acumula ganhos de mais de 65%.
Você quer minha ajuda para escolher entre tantos investimentos de acordo com seu perfil?
“Dar a cara a tapa” é uma expressão bastante utilizada no Brasil e representa assumir os riscos de uma situação. O Skin in the game, termo utilizado pelo superinvestidor, Warren Buffet, é bem similar. Basicamente, indica que o investidor “arrisca a própria pele” e assume os riscos do investimento.
No mundo do investimento, o conceito do Skin in the game pode ser considerado um enfrentamento dos riscos e incertezas. Ele implica em maiores cálculos de probabilidade e precaução nas escolhas e decisões de uma aplicação.
Mas Skin in the game é também um exercício de confiança, pois desperta a atenção para o capital do próprio administrador do negócio, permitindo compreender o nível de confiabilidade que o investimento pode gerar.
A lógica seria de refletir sobre o investimento da seguinte maneira: se essa aplicação é tão rentável e possível de gerar lucros, por que quem o administra não investe no próprio negócio, optando por investir em outros?
A principal vantagem de adotar a filosofia ou de buscar investimentos acreditando e visando o conceito do Skin in the game está justamente na probabilidade de alcançar os melhores resultados. Afinal, administradores que investem o próprio dinheiro em seu negócio não estão jogando para perder.
No entanto, tais aspectos também podem ser considerados de certa desvantagem. O conceito pode gerar muita confiabilidade, mas não traz garantia nenhuma, o que pode ocasionar um resultado inesperado. Resta agora analisar os conceitos do termo e balancear o que tem mais relevância para você na hora de investir.
Repare nas previsões das casas de analise desde o começo do ano.
Previsões para o Ibovespa 2020 feitas no final de 2019 : investimentos
E depois da Covid-19, veja como ficaram:
E para pedir música no Fantástico, com 3 erros seguidos já começaram a Revisar de novo as projeções . A XP já revisou para 115.000 pontos. Parece o cachorro correndo atrás do rabo…
Como vimos, conhecimento é fundamental para o investidor. Que tal aumentar o seu conhecimento ?
Queda das taxas
Quanto menor forem os juros, mais os ativos vão valer.
O pano de fundo de juros baixos permanece, o que pode movimentar a compra de imóveis, permitir a alavancagem de empresas, e estimular mais movimentos de fusões e aquisições, eventos típicos de geração de riqueza.
Curva de juros até 2029 na mínima histórica.
Busca por ativos reais
Quando os bancos centrais imprimem dinheiro, o efeito matemático equivalente é a transferência de riqueza futura do cidadão, trazida p/ o presente, para ele mesmo. Você tira uma casa própria lá do futuro, e entrega na forma de um cheque hoje. Mas como? Via inflação de ativos.
Quando as pessoas ficam com medo, os ativos tendem a se movimentar juntos.· Talvez a descorrelação hoje não seja tão grande quanto imaginávamos. Importante ter diversificação geográfica, e de ativos: ações, bonds, alternativos.
Onde existem oportunidades?
Não tem quase nada barato em termos de ativos. Temos que achar coisas mais baratas em termos relativos.
S&P sobe 40% desde a crise, vários setores como tecnologia sobem muito. E alguns outros ficaram para trás.
O que determina um investimento atrativo, não é o cenário positivo. Mas, sim, estar mais barato do que deveria.
O medo de perder uma oportunidade, em inglês chamado de FOMO (Fear of Missing Out) é perigoso, porque faz as pessoas esquecerem a chance de perder dinheiro.
Importante é não agir na emoção, e só comprar coisas que fazem sentido em termos de fundamentos.
O Dólar é válido no mundo todo, EUA é privilegiado por poder imprimir a moeda do mundo, mas estão abusando desse privilégio; Ouro e Ações que tenham negócios estáveis ao redor do mundo são reservas de riqueza;
Mas não se esqueça de usar máscaras, também no mercado!
O ouro subiu 3,87% no mês e 59% no ano é uma posição que recomendamos desde o fim do ano passado, por se tratar de uma reserva de valor e pelo movimento dos fundos de pensão americanos de aumentar a participação nesses ativos. “Esses investidores têm 0,3% do patrimônio investido em ouro. Se dobrarem para 0,6%, 0,7%, é um volume suficiente para comprar todos os ETFs de ouro e mineradoras listadas.”
O ativo acaba sendo um bom “hedge” (proteção no jargão do mercado) para momentos de volatilidade.
Apesar de não esperar muita turbulência da eleição americana, é um tipo de proteção bem-vinda se algo sair do trilho.
Os títulos longos atrelados à inflação (Tesouro IPCA+) registraram os melhores desempenhos em julho, com destaque para a aplicação com vencimento em 2045, que teve valorização de 14,8% no período.
Os dados econômicos continuam apontando para uma recuperação da economia global, ainda que haja dúvidas acerca da velocidade. Continuamos acreditando que, dado o tamanho dos estímulos fiscais e monetários sendo aplicados pelos Estados Unidos, China e agora também na Europa, essa recuperação deve se estender pelo menos pelos próximos 12 meses.
No Brasil o otimismo com a retomada se somou à volta do ímpeto reformista, com o envio da Reforma Tributária ao Congresso Nacional e a discussão acerca do tema tanto no Senado quanto na Câmara.
OPERAÇÕES ESPECIAIS COM OPÇÕES
Em JULHO passamos a enviar operações com opções para clientes com perfil agressivo- E QUE QUISERAM RECEBER-, dentre estas tivemos PETR4 com mais de 300% de ganho e GGBR4 com 200%. Se quiser receber alguma me avise.
***ME PERGUNTEM AS RECOMENDAÇÕES DE OPÇÕES SOMENTE PARA MEUS CLIENTES****
RECOMENDAÇÕES DE FUNDOS PARA AGOSTO PARA NOVOS APORTES COM INCLUSÃO DE FUNDOS INTERNACIONAIS
Os fundos estão pela ordem de menor risco para os de maior risco (e maior retorno).(Rentabilidades 12 meses) CDI de +4,23% e Ibovespa de+2%
***APENAS PARA MEUS CLIENTES**** Alguns clientes não querem mais colocar dinheiro em fundos de ações devido a carência e me pediram algumas carteiras de ações. Segue as 2 carteiras DE AÇÕES que foram enviadas no email em 1 de julho.
VEJA AS RECOMENDAÇÕES de AÇÕES EM JULHO :
***APENAS PARA MEUS CLIENTES****
Carteira de dividendos
Repare como a carteira de dividendos abaixo tem de taxa de dividendos bem superior a taxa de renda fixa atual. Mas há de controlar seu estômago,não é para qualquer perfil de risco.
O investimento em dividendos oferece uma alternativa para quem busca menor volatilidade e a oportunidade de criar um fluxo de renda recorrente, além do crescimento do valor de mercado do portfólio pela apreciação das ações.
E o dólar?
O dólar caiu 5,38% em julho. Um momento. um encontro. Ichi-go Ichi-e.
Outro refúgio clássico, o ouro subiu 3,87% em junho e +58,8% no ano.
O ouro que é uma proteção natural contra a desvalorização das moedas, seja o dólar ou o real, subiu mais de 58% no ano em real.
FUNDOS IMOBILIÁRIOS
Fundos de ativos logísticos e recebíveis são minhas recomendações.
***RECOMENDAÇÕES DE FIIs APENAS PARA MEUS CLIENTES****
Na renda fixa, despontaram em maio as aplicações em títulos que sobem e descem conforme a inflação, com prazo de até cinco anos. O IMA-B 5, que reflete o desempenho médio desses papéis, avançou em julho 4,32%.
A nova era dos investimentos no Brasil já começou, mas o país ainda não se adaptou.
Está na hora de mudar e buscar carteiras mais otimizadas, pois o seu futuro depende disso.
VEJA ABAIXO COMO FORAM TODOS OS INVESTIMENTOS EM JULHO
Você precisa fazer log in para comentar.