Gostou? Incentive o autor!

Prezado leitor,

LIVRO-ANALISE-TECNICA-3
Análise Técnica dos Mercados Financeiros

Aqui é o Flávio Lemos, sócio da Trader Brasil Investimentos,  escritório de agentes autônomos de investimentos da XP Corretora de Valores.

No Japão está na época das sakura -as flores de cerejeira- que simbolizam nuvens devido ao seu florescimento natural em massa.

A transitoriedade das sakura, a delicada beleza e volatilidade, é geralmente associada com a mortalidade e a graciosa e rápida aceitação do destino e karma; por esta razão, as sakura são ricamente simbólicas, e tem sido utilizadas geralmente na arte, no mangá, no anime e nos filmes

E o mercado financeiro com isso?

O Ibovespa atingiu a tão esperada marca histórica dos 100 mil pontos na terceira semana de março, seguindo uma gradual e consistente melhora na visibilidade em relação às reformas.

Tão rápido quanto veio, se foi.

As tensões entre o Executivo e o Legislativo escalaram materialmente, levando a uma queda de -9% no Ibovespa para 91 mil pontos na última semana do mês, com o real atingindo 3,99, maior nível desde setembro. Na sequência, o humor voltou a melhorar, e o Ibovespa fechou o mês em 95 mil pontos, caindo somente 0,19% no mês.

O custo de oportunidade independe da volatilidade. O custo de oportunidade é o quanto você poderia estar ganhando em uma outra boa oportunidade de investimento que você está renunciando.

O investidor precisa tomar cuidado com a volatilidade e a diversificação em diversos ativos é a sua maior aliada.

  A Taxa livre de risco é uma taxa de retorno de um investimento com risco zero.

O problema é que a taxa livre de risco, hoje, está muito baixa, uma LFT do Tesouro Direto dá  6,33% ao ano, um CDI dá 0,47%  a.m. de retorno, então nela temos também uma taxa livre de retorno!

Então se você quiser ganhar 12% ao ano, ou cerca de 1 % ao mês você terá de correr algum risco.

De forma geral, os fundos seguem alocando a maior parte do risco apostando no chamado kit Brasil, com posições aplicadas em juros, vendidas no dólar e compradas em Bolsa.

Quem não sabe brincar não desce para o playground

Os fundos multimercados ou de renda fixa que se deram melhor em março, foram aqueles sem bolsa, comprados em dólar e em títulos curtos até 2025 indexados ou prefixados.

Quem tinha bolsa e títulos do tesouro como a NTNB 2035 sofreram com a volatilidade e com as quedas, mas quem não sabe brincar não desce para o playground.

Por isto deve se alocar porcentagens menores em ativos de risco, nunca 100%.

Até o dia 22 de março estava assim, depois IBOV e NTNs subiram:

variacoes em março

Os títulos de renda fixa variam como renda variável, não sabia?

A oscilação dos preços dos títulos Tesouro Prefixados e Tesouro IPCA ocorre diariamente, e depende de vários fatores, mas em especial da oscilação do preço dos contratos de juros futuros negociados na B3, os quais refletem o juro esperado para a data de vencimento do contrato. A isso se dá o nome de marcação a mercado.

A questão, na nossa visão, é menos SE a Reforma da Previdência vai ser aprovada, mas sim QUANDO e QUANTO será mudada.

Isso faz muita diferença, pois o potencial atraso faz com que a retomada de atividade decepcione, o governo perca popularidade e, assim, acarrete em maior diluição da reforma.

Os próximos meses devem ser de duras negociações rumo à reforma da Previdência, e acreditamos que momentos de tensão como os que vivemos nas últimas duas semanas devem se repetir.

Apesar do anúncio do Banco Central americano (Fed) de que não irá mais subir juros em 2019 ser esperado, foi uma sinalização importante que ajuda a reiterar a visão mais construtiva para mercados emergentes (incluindo Brasil), permitindo maior apetite a risco.

Para abril, o foco está no avanço das negociações comerciais entre os EUA e a China, que podem trazer sustentação.

Em relação a China, os dados da atividade manufatureira apresentaram seu maior ritmo de crescimento em oito meses. A notícia gera alívio aos investidores em meio aos receios de uma desaceleração da economia chinesa.

Apesar da volatilidade, ainda vemos potencial para que 2019 seja transformacional. Mantemos visão de que bolsa é a melhor classe de ativos no país, com risco-retorno atraente. Após a queda do índice no último mês, o múltiplo Preço/Lucro de 11,5x anos encontra-se abaixo da média histórica de 12,3x anos. Lembrem se que o investidor quer o retorno em menos tempo possível, logo quer comprar o menor P/L possível!

PL

Em um cenário pessimista, com a reforma diluída/atrasada, o Ibovespa poderia finalizar 2019 em 87,5k pontos (8,3% de queda), o que se compara aos 125k pontos do nosso cenário base, com a aprovação da reforma no 3T (31% de alta).

No entanto, por ora, manteremos a postura relativamente mais conservadora no curto prazo até ser tangível um diagnóstico mais preciso da evolução desta importante luta.

Diminuímos exposição ao risco e aumentamos, taticamente, a alocação em renda fixa com maior grau de proteção. Que comece o segundo round!

alocacao abril

Você já montou sua carteira de investimentos da melhor forma possível?

Se você me pedir, podemos simular várias carteiras com os fundos de investimentos e ou de previdência oferecidos pela XP e comparamos com os fundos do seu banco e poupança, visualmente para você ver quanto deixou de ganhar e o risco corrido em 1, 2 ou mais anos.

A incerteza que marcou os negócios em março, em especial nos últimos dias do mês, levou a uma busca por proteção, o que fez com que o dólar se valorizasse e os fundos cambiais terminassem o mês como o melhor investimento +4,3%. No entanto, no ano de 2019, quem lidera os ganhos são as carteiras que investem em ações +6,5% sendo -1,8% no mês de março.

Basta me informar valor, seus fundos atuais, suas necessidades, objetivos e restrições.

Caso não tenha feito, por que não conversa comigo ou nossos especialistas para que possamos lhe ajudar a escolher as melhores opções de investimento para o seu perfil?

Tenha certeza que a equipe da Trader Brasil Investimentos está preparada para auxiliá-lo a conquistar seus sonhos e proteger o futuro de sua família.

Você quer minha ajuda para escolher entre tantos investimentos?

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DE SUA AJUDA COM MEUS INVESTIMENTOS.

Mas se você não tem tempo de acompanhar o mercado, temos a solução que você deseja: o Trade Push, uma ferramenta que permite repassar recomendações da Equipe de Análise aos clientes que quiserem.

Veja este vídeo explicando o TradePush: https://www.youtube.com/watch?v=4cK235fxX-U

Quer receber as oportunidades no celular sem custo adicional?

SIM, EU QUERO RECEBER SIM!

Caso haja alguma coisa que podemos fazer, é só responder a esse e-mail dizendo como podemos ajudá-lo hoje.

Cordial Abraço,

Flávio Lemos, CFP, ANCORD, PQO

hqdefault

amazon.com/author/flaviolemos

Tendo alguma dúvida, é só me falar.

www.Investimentos.TraderBrasil.com

Telefone: (21) 25247788 |(11) 2386-4080