petro x ecopetrol


Por que a Petrobras vale menos do que a Ecopetrol, mesmo produzindo mais?

Companhia brasileira foi ultrapassada novamente pela colombiana na última sexta-feira, refletindo falta de confiança com a política nacional, aponta Financial Times

Por Lara Rizério 

|16h42 | 28-01-2013

a a a

SÃO PAULO – A Ecopetrol, companhia colombiana de petróleo, mais uma vez superou a Petrobras (PETR3;PETR4) como a maior empresa de energia de capital aberto por valor de mercado na última sexta-feira (25), segundo informações do Financial Times divulgadas nesta segunda (28). Entretanto, a colombiana produz cerca de três vezes menos do que a petrolífera brasileira. O que explica essa diferença?

Isso se deve à postura política “mais amigável” da Ecopetrol em relação aos negócios, atraindo assim os investimentos da indústria internacional de petróleo. Vale ressaltar que o governo colombiano possui 80% do capital da gigante do petróleo, respondendo também por cerca de 80% da produção do país – o que afasta qualquer comentário leviano de que a Petrobras é mal vista pelo mercado pelo fato de ser controlada pelo governo brasileiro.

No fechamento da última sexta-feira (25), o valor da Ecopetrol atingiu os US$ 129,5 bilhões, em comparação aos US$ 126,8 bilhões da brasileira. Entretanto, segundo a publicação, a valorização dos papéis da petrolífera colombiana não se justificam pelos fundamentos de seu negócio, mas sim uma maior confiança dos investidores não só na Ecopetrol como também na Colômbia.

Blog do Financial Times destaca política para petróleo brasileira como menos amigável que colombiana (Reuters)

Até o próprio diretor executivo da Ecopetrol, Javier Gutiérrez, ao ser questionado pelo Financial Times, ressaltou que não é possível compará-las, porque a Petrobras é uma gigante em diversos aspectos. Contudo, a percepção mais favorável dos investidores à empresa e ao país em relação ao Brasil ajuda nessa performance.

Falta de confiança é o principal motivo
Em contraponto, está a situação complicada da Petrobras que, apesar da animação com as recentes descobertas de petróleo no pré-sal, perderam 45% do valor de mercado nos últimos três anos. Este movimento decorre do desapontamento dos investidores com os resultados financeiros, além das preocupações com o grande volume de investimento necessário para exploração das descobertas e com as políticas de regulação do preço dos combustíveis, que vêm trazendo prejuízos à Petrobras.

O Financial Times destaca ainda que, por pertencer ao governo, a Ecopetrol é bastante sensível às decisões políticas, além de contar com um mercado de ações local menor, o que contribui para a tamanha demanda para as suas ações.

Analistas avaliam ainda que o fluxo de investimentos é o que está por trás do bom desempenho da Ecopetrol, uma vez que as restrições dos fundos de pensão colombianos a investimentos estrangeiros aumentariam os investimentos para a petrolífera. Com os fundos recebendo maiores aplicações, eles estariam investindo mais na companhia.

Sucesso da Ecopetrol se explica pelo fracasso da Petro
Já o blog do Financial Times, Beyond Brics, destaca ainda que, como a forte queda dos papéis da Petrobras é um dos principais motivos para a Ecopetrol a ultrapassar em valor de mercado, um fator deve ser considerado, uma vez que as duas companhias são estatais.

“A percepção é de que os investidores veem as decisões políticas do Brasil como menos amigáveis do que na Colômbia”, avalia o blog. 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s