Copom reduz Selic para 12,00%


31 de agosto (Bloomberg) —  O Comitê de Politica Monetária decidiu baixar a taxa basica de juros para 12,00%. Veja a seguir o comunicado do Banco Central:

O Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 12,00% a.a., sem vies, por cinco votos a favor e dois votos pela manutençao da taxa Selic em 12,50% a.a. Reavaliando o cenario internacional, o Copom considera que houve substancial deterioraçao, consubstanciada, por exemplo, em reduçoes generalizadas e de grande magnitude nas projeçoes de crescimento para os principais blocos economicos. O Comite entende que aumentaram as chances de que restriçoes as quais hoje estao expostas diversas economias maduras se prolonguem por um periodo de tempo maior do que o antecipado. Nota ainda que, nessas economias, parece limitado o espaço para utilizaçao de politica monetaria e prevalece um cenario de restriçao fiscal. Dessa forma, o Comite avalia que o cenario internacional manifesta vies desinflacionario no horizonte relevante.

Para o Copom, a transmissao dos desenvolvimentos externos para a economia brasileira pode se materializar por intermedio de diversos canais, entre outros, reduçao da corrente de comercio, moderaçao do fluxo de investimentos, condiçoes de credito mais restritivas e piora no sentimento de consumidores e empresarios.

O Comite entende que a complexidade que cerca o ambiente internacional contribui para intensificar e acelerar o processo em curso de moderaçao da atividade domestica, que j se manifesta, por exemplo, no recuo das projeçoes para o crescimento da economia brasileira. Dessa forma, no horizonte relevante, o balanço de riscos para a inflaçao se torna mais favoravel. A proposito, tambem aponta nessa direçao a revisao do cenario para a politica fiscal.

Nesse contexto, o Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nivel da taxa basica  consistente com o cenario de convergencia da inflaçao para a meta em 2012.

O Comite ira monitorar atentamente a evoluçao do ambiente macroeconomico e os desdobramentos do cenario internacional para entao definir os proximos passos na sua estrategia de politica monetaria.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s