Economia se desacelera para ritmo de meta de inflação, diz fonte


O Índice de Atividade Econômica do Banco Central mostra que o crescimento econômico está se desacelerando para um nível consistente para que a meta de inflação de 4,5 por cento seja atingida em 2012, segundo uma pessoa do governo familiarizada com a estratégia de política monetária.

A economia do País cresceu 4,38 por cento no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, contra 4,82 por cento no quarto trimestre, de acordo com estimativas da Bloomberg baseadas no IBC-BR divulgado hoje.

A expansão deve perder ainda mais força nos próximos trimestres com a economia sentindo o impacto total das medidas já tomadas pelo governo para frear a inflação, disse a pessoa, que pediu anonimato por não ser autorizada a falar publicamente sobre o assunto.

O governo estima que o crescimento econômico terá que ficar abaixo do potencial por alguns trimestres para garantir que a inflação não ultrapasse a meta de 4,5 por cento no ano que vem, disse a pessoa.

A economia deve começar a se expandir abaixo do potencial, um nível que reduz as pressões inflacionárias, no segundo semestre, disse a pessoa. O crescimento potencial, que não acelera a inflação, é estimado em cerca de 4,5 por cento, segundo ela.

Fonte: Bloomberg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s