ANO NOVO, INVESTIMENTOS NOVOS:


                       EDUCAÇÃO FINANCEIRA É O MELHOR CAMINHO PARA QUEM  QUER COMEÇAR A INVESTIR EM 2011

Com a chegada do fim do ano, é muito comum as pessoas reorganizarem seus investimentos. O recebimento do 13º salário e da participação dos lucros e resultados das empresas (PLR) é uma oportunidade para quem está pensando em dar os primeiros passos no mercado financeiro em 2011. É importante que o benefício não seja visto como uma fonte extra de gastos, e sim como forma de reorganizar as contas e principalmente como forma de criar sobras de renda, a necessária poupança. “Quem está começando deve ter disciplina e conhecer o próprio orçamento. Mas se você é uma pessoa com dívidas, deve saldá-las antes de começar a investir”, explica Alan Soares, Coach financeiro da Trader Brasil Escola de Investidores. 

Para quem está começando, a dica é investir em produtos financeiros conservadores, menos sujeitos a oscilações do mercado, como Poupança, CDB, Tesouro Direto e fundos DI. Depois, a dica é buscar informações e educação financeira. Há no mercado muitos cursos que ensinam o passo-a- passo de como se tornar um “investidor de sucesso. ”O principal fator que faz com que o investidor se afaste do mercado de ações é a falta de conhecimento. Ao adquirir informação, ele aprende que é possível obter boas oportunidades de retorno financeiro até mesmo durante as intempéries que afetam as Bolsas de Valores”, enfatiza Alan. “Com um mínimo de instrução, qualquer pessoa pode ganhar dinheiro, pois aprende a identificar como e onde aplicar em cada cenário específico”, complementa. 

“Existem vários produtos financeiros que servem como meio de levá-lo a seu objetivo final. Assim como para sair do Rio de Janeiro e chegar em São Paulo podemos escolher ônibus , avião, carro ou helicóptero , na busca de nosso sucesso financeiro temos vários “meios de transporte”,  tais como : seguros, previdência Privada , fundos de Investimento , ETFs , CDBs , tesouro direto , moedas etc. Não existem produtos bons ou produtos ruins , existe aquele que preenche melhor a sua necessidade e por isso a busca por um consultor ou coach financeiro é essencial”, complementa Alan. 

Quanto ao mercado acionário propriamente dito, Alan adverte sobre a euforia dos investidores: “o fato das corretoras e alguns agentes alardearem sobre aplicações de Day Trade, investimentos de curto prazo, em muitos casos, leva o investidor iniciante a querer obter lucros imediatos. Para ele, esta ansiedade pode levar ao erro. “A Bolsa oferece  possibilidades de altas rentabilidades e seduzido por isso, o investidor iniciante  investe em ações com pouca liquidez ou fundamentos duvidosos seguindo um boato gerado na internet. Normalmente isso traduz-se em malogro, fruto da troca de uma estratégia de investimentos constantes pelo “disse me disse” da mídia”, adverte Flávio Lemos, Diretor da Trader Brasil Escola de Investidores. 

Para obter sucesso financeiro no mercado, existem regras básicas que podem ser seguidas por qualquer pessoa. Criar um sistema de planejamento financeiro, definir que parte das economias pessoais será destinada a investimentos, metas de retorno futuro, além de enquadrar-se a um tipo de perfil (conservador, moderado ou agressivo) são algumas das dicas essenciais. Outro ponto importante é exatamente criar a cultura da educação financeira, adquirindo gradualmente um maior nível de conhecimento e aprendendo como investir na procura de resultados constantes. 

A TRADER BRASIL, escola independente voltada para investidores, ensina finanças para quem quer investir com segurança na Bolsa de Valores. Foi criada há 9 anos e já preparou mais de 6 mil alunos. Este ano, com o lançamento dos cursos online, aumentou em 150% o número de alunos matriculados.  “Em todo o país a procura por cursos on-line é enorme”, diz Flávio. 

A escola também oferece cursos profissionalizantes para quem deseja crescimento na área de finanças e atuar/ingressar no mercado financeiro, além de preparatórios para profissionais que precisam se preparar para provas de certificação de órgãos do setor.  ”Com o crescimento da população economicamente ativa, uma melhor distribuição de renda entre as camadas sociais e maior demanda por produtos financeiros, vem aumentando gradativamente a necessidade de pessoal qualificado. Aqueles que querem mudar de ramo profissional ou jovens que querem o primeiro emprego vêem no mercado financeiro oportunidades reais”,  diz Flávio Lemos  que tem sua formação de origem em Engenharia Civil com MBA em finanças que possui uma carreira de mais de 16 anos no mercado financeiro.

A Trader possui também Consultoria e Coaching  financeiro, além de realizar eventos para o setor.

DICAS PARA QUEM PRETENDE INICIAR INVESTIMENTOS EM AÇÕES: 

  • Trace um planejamento financeiro e defina qual parte de suas economias será destinada a investimentos de forma geral.
  • Invista em Educação Financeira
  • Defina seu perfil.
  • Para o investidor conservador, o ideal é aplicar até 10% dos recursos disponíveis para investimento em ações. Já o moderado deve alocar até 25% dos recursos disponíveis neste mercado.
  • Defina metas de retorno futuro.
  • Crie uma cultura de educação financeira. Cursos presenciais, on-line e leitura especializada são ótimas alternativas.
  • Compre livros e cursos voltados ao tema. Uma boa sugestão de curso é o  “Planejando seu Futuro Financeiro – On line”.
  • Procure a ajuda de profissionais especializados.
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s