Nós da www.traderbrasil.com achamos que a medida estimula os investidores a operar nas bolsas estrangeiras como a NYSE e a LATIBEx aonde são negociadas as ações brasileiras de empresas de maior porte, prejudicando em cheio a BM&F Bovespa e as empresas de médio e pequeno porte nela listadas.
O fator câmbio tem mais haver com a desvalorização mundial do dolar americano, a fuga de alguns bancos centrais para o ouro e outras moedas,ocasionando aumento das commodities logo gerando inflação em dólar e ainda no caso do Brasil, o grande diferencial de taxa de juros entre aplicar o dinheiro aqui na renda fixa e lá fora.
Agora uma outra questão, é que os investidores podem ficar com uma pulga atrás da orelha,gerando uma quebra de confiança no governo, pois estes podem pensar que o governo pode tirar outras medidas protecionistas da cartola.
A tentativa desse pedágio gera muito mais danos ao mercado financeiro nacional (limitando a entrada de recursos de maneira tradicional, forçando o investidor a outros caminhos) do que benefícios na redução da apreciação do real, já que a desvalorização do dólar é uma tendência reforçada mundialmente.