A felicidade é como aqueles castelos dos contos de fadas cujas portas são guardadas por dragões: é preciso lutar para conquistá-la. Alexandre Dumas
Onde Investir em Fevereiro 2024: O ano do dragão
Prezado leitor, gong xi fa cai.
(Calma que eu já explico minha saudação.)
Após uma brevíssima temporada de férias, estamos de volta ao batente.
O Dragão e o Brasil
O Ano Novo Chinês é um festival incomparável. Tecnicamente, é uma celebração de uma semana – determinada pelo calendário lunar, mas sempre costuma ser do final de janeiro a meados de fevereiro. O Ano Novo Chinês de 2024 será celebrado de 4 a 10 coincidindo, portanto, com o nosso Carnaval (de 10 a 13 de fevereiro). Pode ser só uma coincidência. Mas poderia ser um bom augúrio: quem sabe não é alinhamento astral que fortalecerá a relação do Brasil com a China?
A comemoração gera a maior migração humana anual em todo o mundo dentro de um país em pouco tempo. A China abriga 1,4 bilhão de pessoas (cerca de 18,4% da população total do mundo) e, todos os anos, quase três bilhões de pessoas percorrem o país, retornando às suas cidades natais nessa época do ano.
Pelo olhar da Astrologia Oriental Chinesa, o signo do Dragão é um dos mais imponentes e nobres do zodíaco chinês. Além disso, representa grande disposição para realizar o impossível.
O ano em curso no calendário chinês (que se encerra em 9 de fevereiro do nosso) é o do coelho, considerado signo de cautela (que é própria do animal, aliás, sempre alerta para fugir de
predadores).
Para os chineses (ou simplesmente para aqueles que acreditam no horóscopo chinês), o dragão é considerado o melhor signo. Muitas famílias planejam ter filhos no ano desse signo, por considerá-lo auspicioso. A literatura a respeito é farta: a mitologia do dragão o descreve, por exemplo, como um ser cuja fome é insaciável. Um traço mais conhecido é seu grande poder destrutivo. O que, para lembrarmos a expressão do economista Joseph Schumpeter (1883-1950), é o outro lado da moeda no conceito de “destruição criativa”: uma vez destruído algo, vem a criação, a renovação. Ou o próprio Fênix, um ser popularmente relacionado com as mitologias grega e egípcia. Trata-se de uma ave com penas avermelhadas e douradas e que tem a capacidade de renascer.
O dragão é associado ainda a arrojo, bem-aventurança, prosperidade, sorte, ação, força e sabedoria. Mas, sabemos bem disso, boa sorte não é sentar-se à sombra e deixar o acaso trabalhar só a nosso favor, 100% das vezes. É, isso sim, trabalhar duro, ter atitude e saber agarrar oportunidades, que são, por sua vez, metade do binômio formado com o risco.
Em mandarim,os chineses dirão gong xi fa cai (恭喜发财), desejando a você um próspero Ano Novo.
**
Voltando a realidade
A China como um dragão insaciável é o ponto de maior incerteza, a nosso ver, se essa insaciedade for usada para representar sua economia.
No ano passado, os especialistas de Wall Street, consultando seus oráculos, davam uma recessão nos EUA como líquida e certa, bem como uma dura briga do Fed (o BC dos EUA) para conter uma inflação que começava a se comportar como a brasileira pré-Plano Real, de 1994. O dragão, aliás, é também símbolo para a inflação desenfreada.
O início de 2024, que trazia a promessa de continuidade do bom desempenho para ativos de maior risco, frustrou a expectativa dos investidores. Janeiro foi o mês de colocar os lucros no bolso, depois da arrancada dos preços de praticamente todas as classes globais, incluindo o chamado “kit Brasil” – com alta das ações, recuo das taxas dos títulos de renda fixa e valorização do real – no último bimestre de 2023.
A sucessão presidencial nos EUA e a troca de comando no BC brasileiro no fim do ano são pontos de atenção para 2024.
As boas notícias vêm do exterior, com indicações de que a hipótese de recessão nos Estados Unidos está cada vez mais descartada .
A mudança de postura do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), no fim de 2023, foi a senha para que os investidores ganhassem confiança na tese do pouso suave da economia. O debate agora é quando virá a redução dos juros. Os dados de atividade economica americana do quarto trimestre vieram acima do esperado, reforçando a tese de que a economia americana vai muito bem, sem sinais de contração.
E o Brasil?
Se o crescimento americano desacelerar sem recessão e o Fed reduzir as taxas de juros, afrouxando as condições financeiras, isso implica um dólar fraco e mais fluxo para emergentes e para o Brasil.
Com a divulgação do IPCA-15 menor do que o esperado, a projeção para a inflação neste ano é de 3,7% e a expectativa é que o Banco Central (BC) conseguirá cortar a Selic até 8,75%, dos 11,25% ao ano atuais .
O kit Brasil é ótimo se tudo funcionar como se espera. O recomendado é manter uma carteira diversificada.
O ano de 2024 tende a ser favorável para ativos de risco em geral, já que o principal tema vai ser a redução de juros nas economias desenvolvidas e a continuidade do ciclo de cortes no Brasil,
E queda da bolsa em janeiro?
Ruídos em relação à presidência da VALE3, assim como sua condenação judicial a respeito do rompimento da barragem em Mariana, fizeram com que as ações da companhia caíssem -12,2% no mês. Dado o peso de ~13% no Ibovespa, o índice foi fortemente impactado.
Como resultado, o Ibovespa caiu 4,8% no mês em reais e 6,3% em dólares, abaixo dos mercados globais que subiram 0,5%. Os índices americanos terminaram o mês no positivo, mas com bastante volatilidade em meio a preocupações com a direção da política monetária e a temporada de resultados.
O macro global segue sendo o tema chave para as ações brasileiras.
O dividend yield do Ibovespa se encontra em 6,2% atualmente, superando sua média histórica, e também acima do rendimento de apenas 1,4% para o S&P 500.O atual P/L projetado do
Ibovespa é de 8,0x, menor que sua média histórica e muito menor que o mesmo indicador do S&P 500 que hoje negocia a 20,3x.: Para os próximos 12 meses, o consenso de mercado está projetando um crescimento no Lucro Por Ação em 15% para o Ibovespa, comparado a um crescimento de 8% para o S&P 500.
Setores cíclicos como Construção Civil e Educação foram os mais afetados, em –15,0% e -14,1%, respectivamente. Mineração e Siderurgia também teve performance negativa devido ao desempenho de VALE3, e o ceticismo em curso com a reabertura da China.
O setor de Petróleo, Gás e Petroquímicos foi o destaque positivo com +6%, impulsionado pelo aumento nos preços do petróleo devido À eventos geopolíticos (tensões em curso no Mar Vermelho; ataques ucranianos a refinarias russas de petróleo).
Veja mais abaixo o resumo das aplicações em em janeiro de 2024
***
Lançamento do nosso Podcast Traders of World.
Em setembro de 2023, a Trader Brasil anunciou em primeira mão um novo podcast internacional , intitulado Traders of World.
No primeiro programa especial do ano de 2024, conversamos com o Tom DeMark, ganhador do CMT Association Annual Award ,consultor do bilionário inspirador de Billions, Steve Cohen!
Sobre Tom DeMark
Tom DeMark é o fundador e CEO da DeMARK Analytics, LLC e criador da biblioteca DeMARK Indicators®. A carreira de investimento de Tom começou há mais de 50 anos num fundo multibilionário de gestão de fundos de pensão e participação nos lucros, o National Investment Services, onde foi encarregado de pesquisar estratégias para melhorar o timing de investimento da empresa. Desencantado com os conceitos disponíveis na época, Tom começou a desenvolver os modelos proprietários que se tornariam a marca registrada de sua carreira.
Após sua gestão na NIS, Tom consultou algumas das maiores instituições comerciais e gestores de fundos do mundo, incluindo Goldman Sachs, Dean Witter, Citibank, IBM, MMM, Mark Steinhardt, George Soros, Paul Tudor Jones, Van Hoisington, Charlie Di Francesca e Leon Cooperman.
Atualmente, ele atua como consultor especial do titã de investimentos Steven A. Cohen da Point72 (função que ocupa há mais de 27 anos), bem como outro gestor de fundos multibilionários de alto perfil.
Os modelos de timing de mercado DeMARK são conhecidos internacionalmente pela sua abordagem objetiva e mecanicamente orientada tanto para negociação como para investimento e são concebidos para antecipar o esgotamento das tendências de preços nos mercados financeiros.
Ao longo de sua carreira, ele se concentrou na definição de abordagens objetivas e mecânicas.
Em 2020, a www.cmtassociation.org o selecionou oficialmente para receber o Prêmio Anual CMT. Mas só em 2023, conseguiram realizar um evento digno desta homenagem.
Todo mês, o programa contará com a participação de um convidado especial trader de algum lugar do mundo para falar sobre mercado financeiro, insights, trading, diversos tipos de análises e estratégias e cenário atual.
Já existem 7 episódios no ar nos canais @tradersofworld e @traderbrasil do Youtube e em todas as plataformas digitais.
A primeira temporada do podcast terá 12 episódios e, de acordo com comunicado divulgado à imprensa, tem o objetivo de informar o expectador com entrevistas com especialistas sobre os temas, além dos convidados.
veja aqui https://youtu.be/NRQ6anOsoqM
**
Aplicações em em janeiro de 2024
Em janeiro, a aplicação mais rentável foi o ouro. O metal precioso anotou valorização de 7,39%, no período. Em segundo lugar, entre os investimentos de renda variável, ficou o dólar, seguido em terceiro pelo bitcoin .






