Venda Rosh Hashaná, compre Yom Kippur
Pode parecer arbitrário seguir os conselhos de investimento de velhos ditados do mercado, mas há uma estratégia de mercado comumente mencionada antes dos feriados judaicos – “Venda Rosh Hashaná, compre Yom Kippur”.
Este ano, Rosh Hashaná, que é o início do ano de acordo com o calendário judaico tradicional, começa ao pôr do sol no domingo, 25 de setembro. Ele vai até o anoitecer na terça-feira, 27 de setembro. Enquanto isso, Yom Kippur, ou o Dia do Perdão, começa 10 dias depois, na terça-feira, 4 de outubro.
“A tese é que as pessoas vendem posições em Rosh Hashaná no primeiro dos Dias de Pavor para se livrar de compromissos financeiros e depois retornar ao mercado depois de Yom Kippur, o Dia da Expiação”, escreveu Jeff Hirsch, editor do Stock Trader’s Almanac. “Não é coincidência que isso coincida com a fraqueza sazonal de setembro/outubro.”
Isso vai contra a Hipótese do Mercado Eficiente, que implica que o mercado sabe que isso vai acontecer, então você não deve lucrar com isso. Mas aqui não parece ser o caso, o que leva a crer então o mercado não é tão eficiente quanto pensamos.
O mercado de ações dos EUA ampliou suas perdas em setembro de 2022 sendo negociado abaixo das mínimas intradiárias de 2022 alcançadas em junho.
De acordo com Hirsch, pode ser um pouco tarde este ano para os traders seguirem a estratégia tradicional de mercado de vender em Rosh Hashanah, mas a chance de comprar no Yom Kippur já está configurada.
De acordo com o Almanac do Stock Trader, o Dow Jones Industrial Average caiu 29 dos 52 períodos de férias de Rosh Hashaná, com um declínio médio de 0,5%.


Você precisa fazer log in para comentar.