Gostou? Incentive o autor!

Day Trade: entenda agora para começar a investir

Por muito tempo, a imagem que tínhamos dos investidores da bolsa de valores era de homens engravatados em salas com monitores de números e setas. Hoje em dia, o cenário é diferente: cada vez mais pessoas “comuns” se interessam por investir na bolsa – inclusive em operações mais complexas, como day trade.

curso_imersao_completa_aprender_a_investir

De forma resumida, é possível dizer que o day trade consiste em comprar e vender  ativos da bolsa de valores em um mesmo dia. O objetivo é claro, conseguir a maior rentabilidade possível.

Embora tudo possa parecer muito simples,é preciso entender que todo investimento tem vantagens e desvantagens. Day trade não é basicamente ganhar dinheiro fácil do dia pra noite. 

Ao mesmo tempo que ele te possibilita investir, sem necessariamente ter dinheiro para comprar as ações e te permite programar a venda das ações automaticamente, caso elas desvalorizem e cheguem em determinado preço. 

Abra sua conta na XP |Trader Brasil Investimentos

Atualmente também existem muitos cursos e pessoas sem experiência ajudando a “ganhar dinheiro rápido”. Essas pessoas usam o discurso de que para ter sucesso basta: ter conta em corretora (abra rapidinho no celular), gráficos para acompanhar a variação de preços (tem no home broker) e quase nenhum dinheiro.

Sem contar que o day trader é um tipo de investimento muito dinâmico, é preciso ter tempo disponível para acompanhar as movimentações em tempo real da bolsa de valores. Caso contrário, você pode perder o momento certo para fazer a operação.

Por isso nesse artigo nós viemos te ajudar nessa missão. Veja dicas para começar a investir em day trade e descubra como fazer isso. 

O que é day trade

A expressão day trade, quando é traduzida, significa “negócio no dia” e é exatamente disso que se trata. Essa modalidade de investimento consiste em comprar e vender ativos no mesmo dia, procurando sempre a maior rentabilidade possível. 

Para isso, o investidor precisa acompanhar e aproveitar as oscilações da bolsa de valores. Quando consegue um bom negócio, obtém lucro alto no curto prazo. E essa possibilidade de multiplicar o dinheiro em pouco tempo vem atraindo investidores de diversas idades.  

Afinal, quem não quer ver o dinheiro ser multiplicado em pouco tempo, não é? Claro que, assim como acontece com qualquer investimento de renda variável, é possível conseguir ótimos lucros. Mas, também ter grandes prejuízos. É por isso que muitas pessoas se especializam nesse tipo de investimento, para que possam estar prontas para observar o melhor negócio. A esses é dado o nome de day trader.

Como funciona o day trade

A operação do day trade começa com a compra de ativos. Na sequência, o investidor acompanha e, quando julga que é um bom momento, vende as ações no mesmo dia em que comprou. 

Ela também pode ter início com a venda de ações, venda a descoberto, por exemplo. Nesse caso, ela vende o que não tem e precisa comprar até o final do dia. Em suma, é uma transação rápida feita com frações do capital de uma empresa (ações) ou ativo cujo valor é derivado de outro ativo. Nesse caso é chamado de derivados. 

Como são operações na Bolsa de Valores devem ser feitas por meio de Home Broker. Trata-se de uma plataforma online que se torna responsável por ligar as corretoras ao ambiente da B3. 

Quem pode ser day trader

O investimento em day trade pode ser feito por qualquer pessoa interessada, desde que tenha 18 anos ou mais e possua um cadastro na administradora de fundos mobiliários ou em uma corretora. Isso se faz necessário porque não é possível operar diretamente na Bolsa de Valores sendo uma pessoa física.

Embora qualquer interessado possa fazer esse cadastro e começar a comprar e vender ações, é importante ressaltar que como o day trader não é um investimento de renda fixa, mas sim de renda variável. Dessa forma, é preciso entender um pouco sobre esse tipo de operação para que a pessoa realmente consiga ter rentabilidade.  

A pessoa que vai gerenciar a compra e venda de ativos deve compreender como funciona a bolsa e o mercado financeiro. Afinal, embora comprar e vender ativos seja operacionalmente fácil, é necessário saber acompanhar as oscilações da bolsa para que em um curto espaço de tempo a pessoa consiga um bom negócio.

Vantagens e desvantagens do day trade

Quando comparados aos outros tipos de investimentos o day trade possui diversas vantagens como, por exemplo:

  • É possível ter uma grande lucratividade em pouco tempo ou até em poucas horas, já que a compra e venda de ativos acontece no mesmo dia;
  • Tudo é muito ágil. Diferentemente de outros tipos de investimentos, que requerem que o dinheiro fique parado por meses ou até anos, no day trade isso acontece em no máximo 24 horas;
  • Liquidez diária, pois como a compra e venda ocorre em 24 horas o resgate e o acesso ao lucro também acontece nesse período;
  • É possível programar um valor mínimo para que a ação seja vendida, automaticamente, caso ela caia até esse preço. Isso evita grandes prejuízos. Esse processo é chamado stop loss. Suponha que a ação tenha sido comprada a R$ 30 e que ela tenha queda no dia. É possível programar para caso ela chegue a R$ 28,50, por exemplo, a venda seja feita imediatamente. Assim, por mais que a pessoa tenha prejuízo, nesse caso, ele é controlado;
  • Permite alavancagem, ou seja, é possível investir um valor maior do que a pessoa realmente tem. Mas claro que antes de permitir isso a corretora faz uma análise de risco.

Embora o day trade seja bem atrativo, também há desvantagens desta modalidade de investimento como, por exemplo:

  • Risco de ter grande prejuízo: da mesma forma como a pessoa pode ter um bom lucro em 24 horas, é possível perder muito dinheiro nesse mesmo tempo. Por isso, é bom avaliar bem antes de investir, pois é um investimento de alto risco;
  • Demanda conhecimento: para não ter grande perda, é necessário estar atento ao mercado financeiro e compreender o funcionamento da bolsa de valores;
  • Requer tempo: a compra e venda precisa ser feita enquanto o pregão acontece na bolsa de valores. Por isso, o investidor precisa ter tempo para acompanhar e fazer a venda no melhor momento. Qualquer falta de atenção pode resultar em grande prejuízo;
  • Necessita de estudo constante: é preciso acompanhar o que está acontecendo no mercado, para saber no que investir da melhor maneira.

O que é necessário para atuar como day trader

É preciso ter uma administradora de fundos mobiliários ou corretora que faça o intermédio da transação. Abra sua conta conosco e tenha o apoio de nossos assessores.

Embora esse processo seja simples, é indicado ter conhecimento sobre day trade e sobre o funcionamento da bolsa, para não perder dinheiro. Uma dica valiosa para quem está começando é começar com pouco, para que possa conhecer o processo. Depois disso, seguir estudando e aumentar o valor empregado com cautela.

Além disso, é preciso ser disciplinado e ter tempo para acompanhar as oscilações das ações para que possa vendê-las da maneira mais rápida e rentável possível. Quem vai começar, além de fazer um investimento inicial pequeno, pode também aproveitar os simuladores, que comumente são disponibilizados pela corretora ou na internet. 

Dessa forma, é possível testar as estratégias e realizar os ajustes necessários. Lembre-se de que não é preciso ter uma formação específica, mas é essencial conhecer muito bem esse tipo de investimento, para que possa ter sucesso. 

Quanto day trade rende

O day trade é a compra e venda de ações em um único dia e a rentabilidade pode variar muito. Tudo dependerá do tipo de ação, oscilações de mercado, entre outros. É por isso que quem decide investir dessa forma precisa estar sempre atento. Afinal, só assim poderá encontrar o melhor momento para vender as ações compradas.

Tipos de ativos operados no day trade

No geral, o investimento é feito em ações de diversos setores. Os de mineração, petróleo, alimentos, finanças e tecnologia são os mais procurados por serem, comumente, mais voláteis. Dentre as empresas mais indicadas para isso estão: 

  • Magazine Luiza: Varejo;
  • Locaweb: Tecnologia;
  • Ambev: Bebidas;
  • Vale: Mineração;
  • B3: Finanças;
  • Gerdau: Siderurgia;
  • Bradesco: Finanças;
  • Hapvida: Saúde;
  • Marfrig: Alimentos;
  • BTG Pactual: Finanças.

Evidentemente que isso varia muito. Por isso, é preciso acompanhar para encontrar as ações mais rentáveis e adequadas. Além disso, embora o day trade seja comumente realizado por meio de compra de ações, há outros tipos de ativos que podem ser usados e considerados pelo investidor. Dentre eles, por exemplo:

  • Índice Futuro;
  • Dólar Futuro.

Análise técnica aplicada a day trade

A análise técnica do day trade nada mais é do que um grande estudo focado no movimento dos preços de um ativo. Em suma, é feita a comparação e acompanhamento das oscilações de valores e colocado em um gráfico.

Esses dados podem ser avaliados para que o investidor perceba a tendência, de queda ou de crescimento, e assim possa escolher a melhor hora de investir nesse ativo. Quem está começando a investir nessa modalidade pode ter na análise técnica um passo interessante a ser dado.

Ao aprender a acompanhá-la, a pessoa pode aperfeiçoar e ampliar os conhecimentos ,de forma que possa fazer investimentos mais assertivos. Embora isso possa parecer simples, dominar os conceitos da análise técnica pode ser desafiador. Por isso, não se preocupe se tiver um pouco de dificuldade no início, pois faz parte do processo de estudo.

 

Como é o dia a dia de um day trader

O day trader é quem faz as transações de day trade, ou seja, que realiza a compra e venda de ativos. Na prática, é possível que a pessoa compre uma ação às 10h30 e venda às 10h40 ou às 15 horas. Tudo dependerá da avaliação de mercado e da oscilação nos valores. 

Assim, a rotina de um day trader é de muito estudo e, claro, de uma acompanhamento constante de tudo o que está acontecendo na bolsa de valores. Afinal, só assim será possível identificar o momento mais adequado para comprar e vender ações de determinada empresa. 

Por isso, caberá ao trader fazer a avaliação dos gráficos da análise técnica, ficar atento ao histórico e verificar os volumes negociados do ativo para que consiga identificar a tendência e prever o comportamento futuro. 

Dessa forma, faz parte da rotina do trader estudar as probabilidades de alta e de baixa. E, com base nisso, ele consegue definir o melhor momento de comprar ou vender um ativo. Em suma, a vida do trader é de muito estudo e dedicação à bolsa. 

Gostou? Então pensando em começar a investir? Então descubra qual tipo de trader é você!


Summary
Day Trade: entenda agora para começar a investir
Article Name
Day Trade: entenda agora para começar a investir
Description
Day Trade é uma modalidade de investimento que consiste em comprar e vender ativos no mesmo dia. Entenda como funciona neste artigo!
Flávio Lemos
Trader Brasil
traderbrasil
Publisher Logo
ebook_investir_em_etfs_bdrs