Gostou? Incentive o autor!

por Alan Soares, Coach

 

Vou fazer um breve comentário sobre os Axiomas de Zurique. Tido para muitos como uma ´Bíblia” iremos ressaltar os pontos cegos do mesmo.

Primeiro Axioma: Risco

Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante. (O bastante é o que uma gestão de risco definida para cada perfil de investidor dirá. Alguns poderão suportar mais, outros menos. O importante é definir o % de risco a ser tomado e manter-se dentro dele.)

Segundo Axioma: Ganância

Realize o lucro sempre cedo demais. ( Realizar o lucro cedo demais é um dos maiores erros do operador. O investidor deve ter plano, objetivo real e mensurável. Então, a partir deste objetivo o investidor terá propriedade suficiente para desenvolver a gestão de sua operação)

Terceiro Axioma: Esperança

Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o. (Mais uma vez estamos falando de planejamento,quanto a esperança, a torcida sou totalmente contra , assim como Zurique. Com tudo, a hora de abandonar o barco deve estar pré-estabelecida em conjunto com a gestão do risco que você investidor qualificado identificou antes de iniciar a operação.) 

Quarto Axioma: Previsões

O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfie de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro. (Essa frase vem contrariar tudo o que a ciência comportamental demonstrou para nós durante anos. Pergunte ao marketeiro de campanhas políticas, ao psicólogo , ao vendedor de apostas se eles confirmam essa teoria de Zurique.)

Quinto Axioma: Padrões

Até começar a aparecer ordem, o caos não é perigoso. (A teoria do caos, amplamente utilizada por gestores de projetos, confirma que mesmo dentro do CAOS existe ordem e por isso foi criada a Teoria de controle dos 15% iniciais do processo {efeito butterfly} . Então se o perigo para Zurique era a presença de ordem, temos perigos a todo momento.)

 

Sexto Axioma: Mobilidade

Evite lançar raízes. Elas tolhem seus movimentos.

Sétimo Axioma: Intuição

Só se pode confiar num palpite que possa ser explicado. (A partir do momento que você possua um sistema operacional, um método de operar e um planejamento você não precisará mais  utilizar-se  de palpites. Pois estes palpites os senhores podem deixar pra Mega Sena ou para o jogo do bicho, esses orgãos já fazem muito dinheiro beneficiando-se dos palpites das massas… A Bovespa e os Donos de Corretoras não precisam do seu $$$ suado)

Oitavo Axioma: Religião e Ocultismo

É improvável que entre os desígnios de Deus para o Universo se inclua o de fazer você ficar rico.

Nono Axioma: Otimismo e Pessimismo

Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior. Jamais faça uma jogada por otimismo apenas.

Décimo Axioma: Consenso

Fuja da opinião da maioria. Provavelmente está errada.

Décimo Primeiro Axioma: Teimosia

Se não deu certo da primeira vez, esqueça. (Não existe sistema infalível, você vai errar, vai perder dinheiro, porém o importante é que você tenha um sistema onde a esperança matemática seja positiva. Isto sim lhe garantirá resultados constantes em qualquer tempo)

Décimo Segundo Axioma: Planejamento

Planejamentos a longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É importante jamais levar muito a sério os seus planos a longo prazo, nem os de quem quer que seja. (Isto é praticamente um soco na cara de qualquer gestor de projetos ou planejador financeiro. Planejamentos de longo prazo devem ser mantidos, ajustados,mensurados e monitorados… o que fará total diferença neles são as atitudes que você venha a ter no tempo presente para que no futuro esses planos de longo prazo sejam alcançados.)

Se quiser saber mais sobre estratégias mentais, criação de sistemas operacionais, métodos de operação e controle emocional conheça nosso programa de Mentoring. Visite:

http://www.traderbrasil.com/internas/trader-mentoring.php