Quando você deve ou não procurar um planejador financeiro?


Os planejadores financeiros possuem uma reputação ruim, e em grande medida que é merecida.

Muitos “planejadores” são realmente apenas vendedores disfarçados, com a tarefa de levar a seus clientes produtos de alto custo vendido pelas empresas com as quais trabalham.

Mas há bons planejadores financeiros por aí, se você sabe onde procurar, e nas situações certas um planejador financeiro pode tornar sua vida mais fácil, poupar muito dinheiro e ajudá-lo a atingir seus maiores objetivos pessoais mais cedo.

Afinal, não importa quanta informação está disponível online, sua situação pessoal é logicamente  única e pode ser muito útil -e até mais barato- obter conselhos personalizados.

Há uma série de empresas de planejamento financeiro de taxa única dedicadas a ajudar indivíduos , e a Trader Brasil  é certamente um dos melhores lugares para começar a procurar com profissionais certificados com CFP–  Certified Financial Planner.

Então, quando é que faz sentido contratar um planejador financeiro, e quando não ? Aqui estão alguns exemplos.

banner2-1

Faz sentido contratar um planejador financeiro quando …

1. Você está próximo da aposentadoria ou já se encontra nela

Há três grandes questões financeiras que aposentados e quase aposentados têm de responder:

Estou financeiramente pronto para me aposentar?

Como e quando devo solicitar a Seguridade Social?

Qual é a melhor estratégia para retirar das minhas diversas contas de aposentadoria, a fim de atender às minhas necessidades e fazer o meu dinheiro durar o maior tempo possível?

Todas estas perguntas têm um grande impacto sobre o seu estilo de vida de aposentadoria e nenhuma delas são fáceis de responder por conta própria.

Cada um tem uma série de nuances e estratégias que podem ser difíceis de entender ou implementar sem a ajuda de um profissional que sabe essas coisas dentro e por fora.

A maioria das pessoas nesta fase da vida poderia, pelo menos, beneficiar se de uma consulta única com um planejador financeiro que se especializa em planejamento de aposentadoria.

 2. Você está começando uma família

Casar e ter filhos introduzem muitos novos desafios financeiros.

Desde juntar finanças, gerenciar os novos custos de ter filhos, pensar pela primeira vez sobre seguro de vida, planejamento sucessório e poupança para educação dos filhos , as famílias jovens têm um monte de responsabilidades financeiras e pode ser difícil equilibrá las .

Um bom planejador financeiro irá ajudá-lo a navegar e priorizar todas essas responsabilidades para que você possa criar uma vida segura e agradável para a sua família, tanto hoje como no futuro.

3. Você possui altos rendimentos

Se você tem  altos rendimentos, você pode ter a capacidade de economizar muito dinheiro, mas não sabe o caminho certo para priorizar as coisas e aproveitar as várias isenções fiscais disponíveis para você.

Um bom planejador financeiro não só pode ajudá-lo a tomar essas decisões e recomendar estratégias de elisão fiscal de impostos, mas também pode ser capaz de assumir algumas das responsabilidades de implementação e gestão de modo que você pode concentrar seu tempo e energia em ganhar dinheiro e desfrutar de seu vida.

O planejamento tributário surgiu para que, de forma lícita, seja possível a economia tributária, pois através de brechas na legislação viabiliza-se a redução dessa, onerosa, carga tributária fiscal.

Diferentemente da evasão fiscal (onde ocorre o fato gerador do tributo e o contribuinte não paga uma obrigação legal), na elisão fiscal, através do planejamento tributário, evita-se a ocorrência do fato gerador. E, por não ocorrer o fato gerador, o tributo não é devido.

4. Você é autônomo

Trabalhadores independentes tendem a ter um conjunto diferente de questões financeiras e oportunidades disponíveis para eles.

Existem diferentes fundos de previdência privada de aposentadoria para escolher, renda mais variável, funcionários para cuidar e questões sobre a propriedade e a estrutura do seu negócio. Um planejador financeiro que se especializa em trabalhar com trabalhadores por conta própria terá uma compreensão profunda de todas estas questões e as oportunidades de planejamento disponíveis para você.

Um verdadeiro especialista pode ajudá-lo a se certificar de que você está aproveitando ao máximo o seu negócio, permitindo que você construa um negócio mais bem sucedido e mantenha mais do dinheiro que você está trabalhando tão duro para ganhar.

 5. Você tem um patrimônio líquido elevado

Pessoas de alto patrimônio Líquido também têm um único conjunto de questões financeiras.

Desde a coordenação de grandes saldos espalhados por diferentes tipos de contas, até estratégias avançadas de planejamento fiscal e sucessório, há um conjunto de habilidades exclusivas envolvidas no gerenciamento eficiente de uma grande quantidade de dinheiro.

Há uma série de empresas de planejamento financeiro de taxa única dedicadas a ajudar indivíduos de alto patrimônio líquido, e a Trader Brasil  é provavelmente o melhor lugar para começar a procurar.

6. Você tem uma necessidade de planejamento muito específica

Certas situações exigem conhecimento especializado que muitas pessoas, e  que muitos profissionais, não têm.

Por exemplo, ter uma criança com necessidades especiais de longo prazo envolve um conjunto muito diferente de estratégias de planejamento de que a maioria das pessoas possui.

Se você se encontra em uma situação única como esta, encontrar um planejador financeiro com conhecimento especializado em que situação específica pode ajudá-lo a tomar as decisões certas.

Você não precisa de um planejador financeiro se …

1. Seu orçamento está apertado

Eu trabalhei com clientes cuja renda era apenas o suficiente para cobrir suas despesas básicas, e nunca funcionou por muito tempo.

A verdade é que é difícil ajustar o custo de um planejador financeiro em um orçamento já limitado, e que há apenas tanto um planejador pode recomendar quando não há muito dinheiro extra disponível.

Se esta é a situação em que se encontra, pode ser útil encontrar um planejador financeiro disposto a consultar  você em uma única vez por uma taxa razoável, apenas para ajudá-lo a classificar através de suas prioridades. Mas provavelmente não vale a pena trabalhar com alguém em uma base contínua.

2. Você está se afogando em dívida de consumo

Se pagar a dívida de cartão de crédito ou outra dívida do consumidor é a sua maior necessidade financeira, você é melhor trabalhar com um conselheiro de crédito qualificado do que um planejador financeiro.

 3. Você é um “faça você mesmo” com uma situação simples

A verdade é que a maioria dos conselhos financeiros é bastante simples.

Pagar dívidas. Construir um fundo de emergência. Aproveite o plano de aposentadoria de seu empregador. Investir em fundos de índice. Coisas assim. Se a sua situação é bastante simples e você gosta de aprender sobre finanças pessoais, há uma tonelada de recursos úteis lá fora, que você pode aproveitar para obter-se em boa forma.

 É um planejador financeiro certo para você?

O valor real de um bom planejador financeiro está em ajudá-lo a viver uma vida melhor. Eles podem ajudá-lo a tomar melhores decisões financeiras e tirar o máximo proveito das oportunidades disponíveis para você.

E em cima disso, há a paz de espírito que vem de saber que suas finanças estão no caminho certo.

Flavio Lemos, CFP

http://traderbrasil.com/servico/planejamento-financeiro.html 

Cursos para Planejadores financeiros CFP

cfp-360

Veja aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s