Gostou? Incentive o autor!

“Grandes mudanças ocorrem a partir de pequenos passos.

Madre Teresa foi perguntada, “Como você pode salvar um mundo com fome?”,

Ela respondeu: “Uma pessoa de cada vez.”

Prezado leitor,

Continuamos torcendo para que quem nos lê, e suas pessoas queridas, estejam bem.

curso_imersao_completa_aprender_a_investir

Para você que é um novo por aqui, todo mês fazemos uma carta escrita com carinho, com diversas recomendações e explicações aos seguidores. Espero que gostem. Siga também nosso instagram @traderbrasil

Antes de mais nada, você gostaria de agendar uma consulta para ajudar a escolher entre tantos investimentos de acordo com seu perfil?

novo livro!

Clique aqui:

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DA AJUDA DE SUA EQUIPE PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS.

***

 

Começo este mês de outubro falando que grandes mudanças começam com pequenos passos e atitudes. Depois de tomar uma bronca do meu médico, comecei um regime sério e aqui estou com 10 kg a menos falando com voces e vivo!

Reza a Lenda que o dono da Amazon, Jeff Bezos perguntou a Warren Buffet:

-“Sua estratégia é simples e fácil, por que ninguém te copia?” 

Eis que o Mago de Omaha, respondeu:

-“Porque ninguém quer ficar rico devagar.”

Não acredite no que você lê na internet, tampouco nos jornais e revistas.

Cuide muito bem de seu rico dinheirinho.

Abra sua conta na XP |Trader Brasil Investimentos

Nunca é demais prevenir.

Você é a ÚNICA pessoa qualificada para proteger o patrimônio de sua família.

A renda fixa por exemplo que no ano passado era ínfima, neste ano começa a receber fluxos novamente, pois os juros subiram e de grão em grão a galinha enche o papo.

The winter is coming… 

O petróleo bruto acabou de sair para os níveis mais altos desde 2014.

Nos últimos 60 dias o Gás natural subiu 300% na Inglaterra.

A força relativa do Setor de Energia continua a se destacar.

image

Observe o desempenho de diferentes países ao redor do mundo.
Observe os países com mais exposição à energia no canto superior direito:

image

Petrobras só não surfou essa onda porque o risco político atrapalhou. O mês foi marcado pela indefinição sobre a problemática do pagamento dos precatórios, que são pagamentos que o governo precisa fazer ao ter perdido processos judiciais. O risco maior é de estouro no teto de gastos, o que vem elevando o risco fiscal do país há meses.

O dilema entre ESG e a necessidade de energia

A sigla ESG (a abreviação em inglês de Environment, Social, Governance) trata da incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança do universo corporativo e sua consequente transformação em um ativo tangível do ponto de vista financeiro.

Em discurso o Secretário geral da OPEC disse que os Consumidores devem se preparar para falta de energia a menos que o mundo aumente investimentos em óleo e gás.

Para Jeff Currie, chefe global de pesquisa de commodities do Goldman Sachs, a redução de investimentos em fontes ‘sujas’ levou a esse desequilíbrio, que pode levar tempo para ser equacionado. Ainda temos no planeta centenas de milhões de pessoas em estado de extrema pobreza. Para que essas pessoas tenham chance de uma vida digna, a variável chave é energia barata.

Ainda segundo Currie, o investimento em gás, em particular, precisa ser aumentado para evitar mais volatilidade durante a transição energética. Segundo ele, o problema começou quando investimentos de ciclos longos foram “evitados” após a crise financeira de 2008.

“Em muitas partes do mundo, houve muita construção eólica, muita construção de energia solar”, acrescentou, destacando a falta de investimentos em carvão, metais e mineração.

“A nova economia está superinvestida, e a velha economia está faminta.”

Jeff Currie ainda alerta:

“Esta é a primeira volta de um superciclo de commodities de vários anos, e potencialmente de uma década”. “É impulsionado pela guerra contra a mudança climática, pela guerra contra a desigualdade de renda. Todas essas dinâmicas levam a um aumento estrutural da demanda por commodities contra essa ideia de vingança da velha economia.”

Não existe almoço grátis, não é mesmo?

Os juros dos títulos de renda fixa estão subindo por toda parte. Portanto, é essencial entender que algumas ações se saem melhor em meio à alta das taxas de juros, enquanto outras prosperam em mercados com baixo crescimento e baixos rendimentos.

Por exemplo, ações cíclicas e de valor devem apresentar desempenho superior em um ambiente de taxas crescentes.

Enquanto isso, as ações de crescimento, como as ações de tecnologia e quaisquer ativos de longa duração (títulos) normalmente ficam para trás. Eles se tornam menos atraentes durante os períodos em que as áreas economicamente mais sensíveis oferecem oportunidades mais atraentes.

E já estamos vendo essa rotação para os beneficiários de taxas crescentes, enquanto as ações de crescimento estão sob pressão nas últimas semanas.

**

No Brasil, projeções menores de crescimento em 2022, inflação alta, crise hídrica e eleições se aproximando,

Os ativos de risco estão dando continuidade ao movimento negativo que vem sendo regra ao longo desta semana. Não há novidades relevantes em relação aos temas que tenho alertado como principais pontos de atenção que devem manter os mercados com mais volatilidade e incerteza no curto-prazo.

A crise energética no mundo segue aguda, porém mais intensa na Europa e na China, com os preços do Carvão (“Coal”) fazendo novas máximas todo dia:

Para lidar com o problema, a China vem restringindo algumas atividades, com impactos cada vez mais claros no crescimento de alguns setores da economia. A China trouxe volatilidade no mercado, por conta de uma crise no setor imobiliário, uma crise energética e desaceleração no crescimento, fatores que contribuíram para a queda de >20% nos preços do minério de ferro.

Nos EUA, o S&P 500 viu a sua primeira correção acima de 5% desde outubro de 2020, após o Federal Reserve indicar o início da retirada dos estímulos monetários (“tapering”) ainda esse ano.

A inflação definitivamente voltou a pauta de discussão do mercado. O CPI na Área do Euro ficou em 3,4% YoY, acima das expectativas do mercado e no maior patamar em mais de uma década:

Desde o começo do ano, havíamos alertado sobre evitar os títulos prefixados, pois os juros estavam subindo.

Na prática, os investidores estão pechinchando mais pelo preço do papel e exigindo mais juros em troca da tomada de risco com os títulos públicos.

Veja aqui artigo explicando esta tal curva de juros… 

A forte alta de juros de mercado em agosto e setembro pesou sobre a bolsa, já que o custo de capital para as empresas aumentou.

Mais de 42% dos brasileiros tomaram as doses necessárias contra a covid-19 e estão totalmente imunizados, enquanto a média móvel de mortes pela doença está em 544 e em tendência de diminuição. Essas notícias levam muitos brasileiros a voltarem a comprar nas lojas de rua, ir aos shoppings, fazer planos de viagem e agendar férias. É fato que os resultados bons estão vindo, embora o Ibovespa, o principal índice da Bolsa, com as notícias de curto prazo, ainda não esteja refletindo isso.

E quando o preço dos ativos cai sem uma correspondência nos números divulgados, ou seja, há quando um descasamento claro entre preço e resultados das empresas, é nesse momento que as oportunidades começam a surgir.

A Ata do Copom reforçou a mensagem do Comunicado após a decisão, em que o BCB sinaliza manutenção do ciclo de alta da Taxa Selic, em um ritmo de 100bps por reunião. Espero uma Selic em torno de 9% no começo de 2022.

***

Investimentos em setembro de 2021

Os juros reais no Brasil — taxa básica menos a inflação — seguem entre os mais altos do mundo, aliás. “Por que taxas tão altas? No mercado não tem bobo. Se tem essa taxa, tem algum motivo, o Brasil tem diversos problemas fiscais, políticos… o Brasil tem uma dívida bem mais alta que os pares, como o México e nossa trajetória dos últimos 10 anos e projeção para os próximos 10 anos também é muito ruim. Por isso o Brasil paga mais do que outros pares.

Ações:

Na renda variável, o Ibovespa apresenta uma queda de 6,75% em nove meses. A maior parte desse tombo pode ser creditada ao mês de setembro, quando o indicador recuou 6,57%.

Em setembro, o grande destaque positivo foram as empresas de proteína animal. No Top 5, quatro são do setor: Marfrig, com alta de 33,4% em setembro, Minerva (25,0%), JBS (18,9%) e BRF (15,7%). Esse mercado tem algo importante que quando o gestor faz equilíbrio do portfólio vê valor: elas são descorrelacionadas com outras ações.

A exceção foi a PetroRio, que se beneficiou da alta do petróleo no mês e fechou com valorização de 30,5%.

O dólar subiu 5,76% e o bitcoin caiu -3,04%

Veja aqui como foram os investimentos em setembro de 2021:

investimentos em setembro

 

Summary
Onde Investir em Outubro 2021: O dilema entre ESG e a necessidade de energia
Article Name
Onde Investir em Outubro 2021: O dilema entre ESG e a necessidade de energia
Description
O dilema entre ESG e a necessidade de energia A sigla ESG (a abreviação em inglês de Environment, Social, Governance) trata da incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança do universo corporativo e sua consequente transformação em um ativo tangível do ponto de vista financeiro.
Flávio Lemos
Trader Brasil
Trader Brasil
Publisher Logo
ebook_investir_em_etfs_bdrs