Gostou? Incentive o autor!

ANARRIÊ, Olha a Chuva ! É verdade!

Aqui é o Flávio Lemos, sócio da Trader Brasil Investimentos,  assessor de investimentos na XP Corretora de Valores.

Neste mês muitos aniversários de santos e de outros nem tanto, alguns muito importantes e outros nem tanto:

13 de junho Santo Antônio

14 de junho aniversário do Trump (presidente dos EUA)

15 de junho aniversário do Xi Jim Pin  (presidente da China)

23 de junho – São Flavão

24 de Junho -São João

29 de junho -São Pedro

Sell in May and go away? ( Vendo tudo em maio e se manda?)

1⁰ metade maio: Brasil é um lixo, governo não tem articulação, não vai passar a reforma, olho nos protestos! -7%

2⁰ metade: inflação tá controlada, tem fundamento para cortar juros, articulação encaixou, vai vir reforma  de 1tri! +7,7%  Bem vindo ao mercado brasileiro.

No acumulado do ano, a Bovespa sobe +10,83%

Maio foi um mês desafiador. Após o Ibovespa testar os menores níveis do ano, uma melhora no cenário doméstico nas últimas semanas do mês fez com que o índice tivesse um dos melhores desempenhos do ano entre emergentes. Apesar do cenário de curto prazo desafiador, ainda acreditamos que estamos no meio de uma transformação no Brasil, e vemos um claro caminho adiante para o avanço do Ibovespa

Todos os olhos estão voltados para a Reforma da Previdência, com o próximo passo sendo a apresentação do relatório final na Comissão Especial. Apesar desse marco poder trazer sustentação ao mercado, o subsequente processo de contagem dos votos para a votação no plenário da Câmara será desafiador, e esperamos volatilidade.

A expectativa é que a reforma da Previdência seja aprovada nas duas Casas, entre setembro e outubro. Mas acreditamos que o primeiro turno de votação na Câmara já deverá atrair um fluxo maior de investidores estrangeiros para o mercado brasileiro.

Quem não sabe brincar não desce para o playground

Ainda vemos 130.000 pontos como possível para o fim de 2019, mas a probabilidade tem diminuído, e atrasos adicionais na agenda da previdência poderiam trazer risco adicional. Em suma, continuamos construtivos e vemos o nível atual do Ibovespa como atrativo, mas vemos poucos fatores que possam levar a uma alta expressiva no curto prazo.

Para 2019 o consenso dos analistas estima um dividendo por ação de $3673 para o Ibovespa, o que se traduz em um Dividend Yield de 3,9%. A razão no gráfico abaixo compara o dividend yield do Ibovespa com a taxa de juros real de 5 anos. Lembrando que o Brasil ainda possui uma das taxas de juro reais de longo prazo mais altas do mundo. Imaginem o bem que algumas reformas bem feitas não fariam para impulsionar a economia e destravar valor da bolsa…

Ibov-dvd-yield

Um investidor paga mais imposto sobre o retorno obtido com renda fixa incluindo cupons (de 15% a 22,5%) do que com renda variável (15%) que ainda conta com isenção de imposto sobre dividendos. Isso potencialmente aumenta ainda mais a atratividade da renda variável sobre a renda fixa.

Com os juros baixos, os investidores tendem a buscar alternativas mais rentáveis em ativos reais, imóveis, artes, fundos atrelados a renda variável… o que leva a valoração dos ativos.

Com a perspectiva de aprovação de uma reforma da previdência parruda ainda este ano e juros na casa dos 6,5%, a bolsa brasileira tem um enorme espaço para valorização por causa da alavancagem operacional (durante a recessão as empresas melhoraram gestão de custos e também processos para sobreviver; numa retomada econômica poderiam facilmente aumentar suas vendas e usufruir de uma margem de lucros nunca antes experimentada), que possibilita lucros muito maiores do que o imaginado e revisões positivas nas projeções de lucros pelos analistas, como se o cachorro estivesse correndo atrás do rabo.

Na medida do possível é melhor até carregar pouco risco e acompanhar de perto os movimentos. Eu não faria todo o investimento agora, colocaria ao longo do tempo e reservaria mais caixa para esperar um momento melhor.

Portanto existe potencial de valorização em relação ao nível atual de 97.400, mas para quem não tem tempo de analisar e não recebe nossos Trade Pushes, talvez seja preferível delegar a parcela alocada em renda variável para gestores de fundos de ações pois eles têm a capacidade de avaliar o melhor momento de comprar e vender papéis e também operam o índice.

Mas o investidor tem que ter consciência de que tem risco, oscila, é um negócio para o longo prazo, não dá para ficar desesperado e nem achar que vai ficar rico de uma hora para outra.

Então, qual ativo se saiu bem no mês passado?

O Ibovespa ganhou 0,7% no mês. A liderança ficou para as ações que compõem o índice de dividendos, com valorização de 3,14%.

A renda fixa também não decepcionou com ganhos de 3,66% para o IMA-B, índice da Anbima que reúne uma cesta de títulos atrelados à inflação.

O dólar comercial fechou o mês com variação modesta, de 0,09%. O pior desempenho do mês ficou com o euro, com recuo de -0,59%. Já o ouro ganhou 1,36% na B3.

Evolução das aplicações financeiras

Fontes: Anbima, Banco Central, B3, FGV, Focus, IBGE e Valor PRO.

 

***Recomendação atual somente para  meus clientes****

No mês passado, acertamos em cheio no fundo  CA Indosuez Debentures incentivadas que rendeu 2,38% no mês, mas infelizmente fechou para novos aportes.

Você já montou sua carteira de investimentos da melhor forma possível?

Se você me pedir, podemos simular várias carteiras com os fundos de investimentos e ou de previdência oferecidos pela XP e comparamos com os fundos do seu banco e poupança, visualmente para você ver quanto deixou de ganhar e o risco corrido em 1, 2 ou mais anos.

Basta me informar valor, seus fundos atuais, suas necessidades, objetivos e restrições.

Caso não tenha feito, por que não conversa comigo ou nossos especialistas para que possamos lhe ajudar a escolher as melhores opções de investimento para o seu perfil?

Tenha certeza que a equipe da Trader Brasil Investimentos está preparada para auxiliá-lo a conquistar seus sonhos e proteger o futuro de sua família.

Você quer minha ajuda para escolher entre tantos investimentos?

Mas se você não tem tempo de acompanhar o mercado, temos a solução que você deseja: o Trade Push, uma ferramenta que permite repassar recomendações da Equipe de Análise aos clientes que quiserem.

Veja este vídeo explicando o TradePush:

https://www.youtube.com/watch?v=4cK235fxX-

Quer receber as oportunidades no celular sem custo adicional?

Quer receber as oportunidades no celular sem custo adicional?

SIM, EU QUERO RECEBER SIM!

Caso haja alguma coisa que podemos fazer, é só responder a esse e-mail dizendo como podemos ajudá-lo hoje.

Cordial Abraço,

Flávio Lemos, CFP, ANCORD, PQO

amazon.com/author/flaviolemos

hqdefault

Tendo alguma dúvida, é só me falar.

www.Investimentos.TraderBrasil.com

Telefone: (21) 25247788 |(11) 2386-4080

SIM, EU QUERO RECEBER SIM!