Gostou? Incentive o autor!

Na sua opinião em qual fase de mercado se encontra o bitcoin?

Bitcoin e as 4 fases de Mercado

Imagem relacionada

Etapas em uma bolha

Os ciclos de negócios são um conceito bem compreendido comumente ligado às inovações tecnológicas, que muitas vezes desencadeiam uma fase de investimento e novas oportunidades em termos de mercado e emprego.

curso_imersao_completa_aprender_a_investir

O resultado é a expansão econômica e à medida que a tecnologia amadurece e os mercados ficam saturados, a expansão diminui. Uma fase de recessão é então uma possibilidade provável, uma vez que é necessária uma correção para eliminar o excesso de investimento ou capacidade que ocorre irremediavelmente nos estágios posteriores de um ciclo econômico.

A conclusão é que as recessões são uma condição normal para uma economia de mercado, uma vez que estão regulando qualquer excesso, quebrando os jogadores mais fracos ou aqueles com maior alavancagem.

novo livro!

Ciclo de Hype x Ciclos de negócios

O ciclo de Hype é uma apresentação gráfica de marca desenvolvida e utilizada pela empresa americana de pesquisa, consultoria e tecnologia da informação Gartner, por representar a maturidade, adoção e aplicação social de tecnologias específicas. O ciclo de Hype fornece uma apresentação gráfica e conceitual da maturidade das tecnologias emergentes através de cinco fases.

Ciclo de Hype do Gartner

Cinco fases-chave do ciclo de vida de uma tecnologia

Um Ciclo de Hype apresenta cinco fases-chave do ciclo de vida em que uma tecnologia pode estar, descritas a seguir:

1 – Gatilho Tecnológico: As primeiras histórias de prova de conceito e o interesse dos meios de comunicação desencadeiam uma publicidade significativa a respeito de uma nova tecnologia. Nesta fase, muitas vezes não existem produtos utilizáveis ​​e a viabilidade comercial não está comprovada.

2 – Pico de Expectativas Infladas: A publicidade precoce produz uma série de histórias de sucesso – muitas vezes acompanhado por dezenas de falhas. Algumas empresas tomam medidas; muitas não.

3 – Vale da Desilusão: O interesse diminui quando experiências e implementações não são entregues. Os produtores da tecnologia sofrem abalos ou falham. Nesta fase, os investimentos continuam somente se os fornecedores sobreviventes melhorarem seus produtos para a satisfação dos primeiros usuários.

4 – Ladeira do Encantamento: Mais exemplos de como a tecnologia pode beneficiar a empresa começa a torná-la mais clara e compreendida. Produtos de segunda e terceira geração aparecem de fornecedores de tecnologia. Nesta fase, mais empresas financiam pilotos e as empresas conservadoras continuam cautelosas.

5 – Planalto de Produtividade: A adoção mainstream (da maioria das empresas) começa a decolar. Nesta fase, os critérios para avaliar a viabilidade do fornecedor estão mais claramente definidos, e a ampla aplicabilidade e relevância da tecnologia no mercado está gerando resultados.

Assim, você pode usar este recurso para entender a promessa de uma tecnologia emergente conforme o contexto do setor da empresa e seu apetite individual por risco. E você pode escolher:

  • um movimento precoce – você pode colher os frutos da adoção antecipada se estiver disposto a combinar a tomada de risco com a compreensão de que os investimentos arriscados nem sempre valem a pena;
  • uma abordagem moderada – os executivos mais moderados entendem o argumento para um investimento antecipado, mas também insistem em uma análise de custo / benefício sólida quando novas formas de fazer as coisas ainda não estão totalmente comprovadas;
  • esperar mais maturação – se houver muitas perguntas não respondidas em torno da viabilidade comercial de uma tecnologia emergente, pode ser melhor esperar até que outros tenham sido capazes de entregar valor tangível.

curso_imersao_completa_aprender_a_investir

O Papel dos Bancos Centrais

No entanto, um dos mandatos do banco central é lutar contra um processo (ciclos econômicos) que ocorre “naturalmente”. A interferência de bancos centrais, como o Federal Reserve, parece estar exagerando a amplitude das bolhas e as manias que as alimentam. Pode-se argumentar que os ciclos econômicos estão sendo substituídos por fases de euforia e pânico, que ainda exibem um comportamento cíclico, mas sujeitos a muito mais volatilidade.

Abra sua conta na XP |Trader Brasil Investimentos

Embora as manias e as bolhas tenham ocorrido muitas vezes antes na história em circunstâncias muito específicas (Mania das Tulipas , South Sea Company, Mississippi Company, etc.), os bancos centrais parecem piorar as coisas, fornecendo muito crédito e sendo incapazes ou não querem parar O processo com as coisas está ficando fora de controle (empréstimo maciço).

Em vez da estabilidade econômica regulada pelas forças do mercado, a intervenção monetária cria instabilidade a longo prazo por uma questão de estabilidade a curto prazo.

As Fases da  Bolha

Bolhas (manias financeiras) se desenrolam em vários estágios, uma observação que foi respaldada por 500 anos de história econômica.

Cada mania é obviamente diferente, mas sempre há semelhanças; simplificando quatro fases podem ser identificadas:

Furtividade. Aqueles que entendem os novos fundamentos percebem uma oportunidade emergente para uma apreciação substancial do futuro, mas em risco, já que os seus pressupostos são até agora não comprovados. Então, o “dinheiro inteligente” é investido na classe de ativos, muitas vezes discretamente e com cautela. Esta categoria de investidor tende a ter um melhor acesso à informação e uma maior capacidade de compreender o contexto econômico mais amplo que desencadeia a inflação dos ativos.

Os preços aumentam gradualmente, mas muitas vezes são completamente ignorados pela população em geral. Posições maiores e maiores são estabelecidas à medida que o dinheiro inteligente começa a entender melhor que os fundamentos estão bem fundamentados e que essa classe de ativos provavelmente experimentará avaliações futuras significativas.

Poucos sugerem que a Bitcoin nem sequer viu a primeira fase de uma bolha ainda. Os primeiros adotantes começaram a investir na moeda digital através de equipamentos de mineração no ano em que ela foi criada e, em seguida, diretamente nos próprios bitcoins no ano seguinte, 2010. Nos primeiros quatro anos de existência, a grande maioria do mundo nem sequer tinha ouvido falar de bitcoin , e até hoje, menos de uma em cada dez mil pessoas criou um endereço bitcoin.
Consciência. Muitos investidores começam a notar o impulso, trazendo dinheiro adicional e elevando os preços. Pode haver uma fase de venda de curta duração que ocorre como alguns investidores em dinheiro em seus primeiros lucros (também poderia haver várias fases de venda, cada um começando em um nível mais alto do que o anterior). O dinheiro inteligente aproveita esta oportunidade para reforçar suas posições existentes. Nas fases posteriores desta fase, a mídia começa a notar com relatórios positivos sobre como esse novo boom beneficia a economia criando riqueza; aqueles que se tornam cada vez mais “pouco sofisticados”.

Ny TimesA mídia obviamente notou o Bitcoin , muito mais do que durante a bolha de 2013 e a queda resultante em 2014. A moeda digital foi relatada pela mídia convencional em vários países ao redor do mundo. A Bitcoin também agradece a capa das revistas e, pela primeira vez, a edição impressa do Wall Street Journal apresentou a moeda digital na primeira página da seção Business & Finance, além de várias matérias Na Globo News, O globo, Estadão, Veja etc.

Resultado de imagem para bitcoin o globoCom mais atenção da mídia e um preço semanal semanal bastante consistente,  novos investidores não surpreendentemente, são atraídos pela moeda digital, elevando o preço novamente à medida que as novas pessoas compram mais.

Alternativamente, os ganhos nos mercados tradicionais de investimentos são negativos na pior das hipóteses, ou uma ordem de magnitude menor, na melhor das hipóteses.

Enquanto isso, os investimentos institucionais ficaram, em sua maioria, excluídos dos investimentos em bitcoin na maioria dos mercados. Isto é resultado da natureza difícil de regulamentar da Bitcoin mantendo-as fora das bolsas de valores onde os investidores institucionais fazem a maior parte de suas negociações.

 

Mania. Todos percebem que os preços estão subindo e o público salta para essa “oportunidade de investimento de uma vida”. As expectativas sobre a valorização futura tornam-se um “acéfalo” e uma mentalidade de inferência linear se instala; os preços futuros são uma extrapolação da valorização do preço passado, o que, claro, vai contra qualquer sabedoria convencional.

Esta fase, no entanto, não é sobre lógica, mas muito sobre psicologia. Inundações de dinheiro vêm criando expectativas ainda maiores e elevando os preços aos níveis estratosféricos. Quanto maior o preço, mais investimentos se destinam. Bastante despercebido do público em geral apanhado neste novo frenesi, o dinheiro inteligente, bem como muitos investidores institucionais, estão silenciosamente retirando e vendendo seus ativos.

A opinião imparcial sobre os fundamentos torna-se cada vez mais difícil de encontrar tantos jogadores são fortemente investidos e têm todo interesse em manter a inflação dos ativos. O mercado gradualmente se torna mais exuberante porque as “fortunas de papel” são feitas de “investidores” regulares e a ganância se instala.

Todos tentam entrar e os novos entrantes não têm absolutamente nenhuma compreensão do mercado, são dinâmicos e fundamentais. Os preços são simplesmente oferecidos com todos os meios financeiros possíveis, em especial alavancagem e dívida. Se a bolha estiver ligada a fontes de crédito laxas, então aguardará muito mais do que muitos observadores esperariam, desacreditando muitas avaliações racionais de que a situação é insustentável.

Em algum momento, são feitas declarações sobre fundamentos inteiramente novos, o que implica que um “planalto permanente” foi alcançado para justificar futuros aumentos de preços; A bolha está prestes a entrar em colapso.

Na ausência do mercado de investimento institucional,  relatos de vários traders de investimento de varejo existentes,  que vendem diretamente aos consumidores, começando a permitir investimentos em bitcoin. Em todo os EUA, Europa e Ásia do Sul, os serviços que vendem produtos de investimento  na nova geração de bolsas de criptomoedas para vender bitcoins e produtos derivados deles para os consumidores.

Desde que o governo japonês fez da bitcoin uma forma legal de pagamento no país, mais investidores de varejo aproveitara. os ganhos fenomenais que o bitcoin pode oferecer.

Estouro ou Blow-offUm momento de epifania (um gatilho) chega e todos, ao mesmo tempo, percebem que a situação mudou. A confiança e as expectativas enfrentam uma mudança de paradigma, não sem uma fase de negação, onde muitos tentam tranquilizar o público de que isso é apenas um revés temporário. Alguns são enganados, mas não por muito tempo.

Muitos tentam descarregar seus ativos, mas os tomadores são poucos; Todos esperam novas quedas de preços.O castelo de cartas desmorona sob seu próprio peso e os recém-chegados (comumente o público em geral) são mantidos mantendo ativos depreciadores, enquanto o dinheiro esperto se retirou há muito tempo.

Os preços despencam a uma taxa muito mais rápida do que a da inflação da bolha. Muitos proprietários de ativos superavaliados falam, provocando ondas adicionais de vendas. Existe até a possibilidade de que a avaliação seja inferior ao longo prazo, o que implica uma oportunidade de compra significativa. No entanto, o público em geral neste ponto considera este setor como “o pior investimento possível que se pode fazer”. Este é o momento em que o dinheiro inteligente começa a adquirir ativos a preços baixos.

As bolhas podem ser muito prejudiciais, especialmente para aqueles que chegaram atrasados ​​com a esperança de conseguir algo por nada. Mesmo que sejam eventos inflacionários, o resultado de uma explosão de bolhas é muito deflacionário, pois grandes quantidades de capital desaparecem na onda de falências e padrões financeiros que desencadeiam. Historicamente, eles tenderam a estar longe, mas, entre 1995 e 2008, três bolhas ocorreram nos últimos anos como a dos mercados:

  • de ações (deflacionado em 2000),
  • imobiliário (deflacionado em 2006) e
  • commodities (desinflado em 2008).

Existe uma quinta opção?

Uma quinta opção pode ser que o gráfico simplesmente não se aplique a Bitcoin, e não tem nenhum padrão de bolha definido em primeiro lugar. Como a Wired recentemente apontou sobre a natureza do bitcoin, “não é algo que melhorará o que o mundo tem, como dinheiro ou ações. É algo que dará ao mundo coisas que nunca teve. Talvez.

Para mim estamos na fase de mania. E você qual fase que você acha que ela está? Deixe seu comentário!

Quer entender um pouco mais sobre bitcoin e blockchain?

bitcoin

Faça nosso  curso de bitcoin

ebook_investir_em_etfs_bdrs