Gostou? Incentive o autor!

Termina amanhã o prazo para pedidos de reserva na oferta pública de debêntures do BNDESPar, o braço de participações em empresas do BNDES. O investimento inicial é de R$ 1 mil e, para investir, é preciso ser cliente de uma corretora. As debêntures são títulos privados. Assim como nos públicos, na prática, o investidor empresta dinheiro para a empresa — no caso, o BNDESPar. Segundo especialistas, a tendência é que os títulos ofereçam retorno superior a outras aplicações conservadoras, mas, para isso, é preciso deixar o recurso investido até o vencimento dos papéis, num prazo de quatro a sete anos. Ou seja, o planejamento deve ser redobrado para o investidor não “empatar” um dinheiro que poderá ser necessário logo.

curso_imersao_completa_aprender_a_investir

Quem precisar do recurso investido antes pode vender os papéis na Bolsa, mas aí há risco de perda na rentabilidade. Como o mercado de debêntures é pouco movimentado, esses títulos têm baixa liquidez — nem sempre é fácil encontrar compradores.

 Em contrapartida à necessidade de deixar o dinheiro aplicado por mais tempo, a vantagem recai sobre o retorno. Myrian Lund, professora de finanças da Fundação Getulio Vargas no Rio, destaca que, com um baixo investimento inicial (R$ 1 mil), a oferta do BNDESPar proporciona um retorno normalmente conseguido apenas em fundos com aplicação mínima elevada.

novo livro!

— Os títulos podem oferecer excelente retorno ao pequeno investidor — destaca Myrian.

Rendimento poderá superar Tesouro Direto

 Esse retorno poderá ser superior até ao Tesouro Direto, programa de venda de títulos públicos pela internet, considerado uma das melhores opções em renda fixa — embora o programa tenha a vantagem da garantia de recompra pelo governo toda quarta-feira —, pois os títulos do BNDESPar oferecerão uma sobretaxa (uma espécie de adicional) de no máximo 0,7% sobre a referência utilizada para definir sua taxa de retorno, a ser estipulada de acordo com a demanda.

Uma das referências é a taxa da NTN-B (um dos títulos públicos indexados à inflação, que paga juro fixo além da variação do IPCA, índice oficial de preços) com vencimento em 2020. Com o prêmio de até 0,7%, o investidor pode garantir um retorno maior do que aplicando em NTN-Bs no Tesouro Direto.

Quem participar da oferta pode escolher entre três tipos (séries) de títulos, com remuneração e prazos diferentes.

Diversificar, aplicando um pouco em cada, é uma boa opção. Para Guilherme Cybrão Nascimento, analista da Trader Brasil Escola de Investidores, porém, o cenário está menos favorável à série flutuante. Se a taxa básica de juros (Selic, hoje em 9,75%) continuar em queda, a tendência é o retorno da série flutuante cair também. Os títulos atrelados ao IPCA podem ser mais interessantes, pois a alta de preços tem persistido. Já na série prefixada, o investidor pode garantir uma taxa maior hoje.

— No prefixado, o investidor assume que a Selic vai cair nos próximos quatro anos e garante uma taxa superior antes de isso ocorrer — diz Nascimento.

Por causa da vantagem em segurar os títulos até o vencimento, o planejamento é fundamental. Não se deve destinar para a oferta do BNDESPar um recurso que pode ser necessário logo. É uma poupança para comprar um imóvel no futuro ou para a aposentadoria.

Nascimento, da Trader Brasil, destaca a vantagem de parte do investimento em renda fixa ser alocado num prazo mais longo: assim, consegue-se um retorno médio maior. A melhor estratégia, então, é aplicar no curto prazo só o valor necessário para gastos imediatos, como emergências ou consumo.

Abra sua conta na XP |Trader Brasil Investimentos

Na avaliação do professor William Eid Jr., coordenador do Centro de Estudos em Finanças da FGV-SP, vale a pena “trocar liquidez por retorno maior”. Por isso, a oferta do BNDESPar pode ser uma opção para quem tem espaço para diversificar o investimento em renda fixa. Antes, é preciso fazer contas.

— Depois de determinado limite, não faz sentido ter todo o investimento conservador com liquidez e no curto prazo — diz Eid Jr.

Para determinar esse limite, Myrian Lund sugere primeiro definir o montante necessário para o imediato. Com o que sobra, o investidor pode conseguir mais rentabilidade.

Imagem

ebook_investir_em_etfs_bdrs