Gostou? Incentive o autor!

Por Celso Cardoso

curso_imersao_completa_aprender_a_investir

O que os votantes disseram:
31% de 20 a 25
29% de 16 a 20
20% de 12 a 16
15% de 25 a 30
01% de 30 a 40
04% acima de 40

Distribuição dos votos por faixa etária

TOTAL => 60% dos votantes escolheu entre 16 e 25 anos

novo livro!

Em 23/06/2010 postamos essa matéria que até o momento foi uma das mais acessadas por nossos leitores. A voces agradecemos muito e voltamos a esse assunto pois é chegada a hora de uma avaliação dos dados que recolhemos.

Começamos pelo desejo da maioria: iniciar suas operações em bolsa entre 20 e 25 anos. Nessa idade o investidor estará cursando uma faculdade ou curso técnico dando continuidade a sua preparação para o mercado de trabalho. É também nessa fase que os jovens procuram seu primeiro emprego ou estágio e já começa a planejar os rumos que sua carreira irá tomar, então porque não planejar também o seu futuro financeiro ?

Mesmo dispondo de pouco dinheiro, na maioria dos casos, o jovem poderá começar seus investimentos planejando, por exemplo, uma renda extra mensal no curto prazo ou até a  sua independência financeira no longo. A grande  antagem de começar cedo é que o tempo estará a seu favor e qualquer solavanco inicial não irá representar muito no longo prazo. Por falar no longo prazo, imagine um planejamento para aposentadoria nessa fase. Só para provocar um pouco, se voce investir hoje R$10.000,00 a 30% ao ano em 30 anos voce terá algo em torno de 26 milhões de reais. Nada mal hein!!!

Que tal começar a estudar agora para com 55 anos se aposentar com todas as regalias que um plano bem executado proporciona ??? Ou voce prefere o INSS ????

Logo a seguir uma surpresa, pelo menos para mim: 29% dos votantes escolheram começar a operar dentro da faixa etária entre 16 e 20 anos. Estamos trabalhando então com adolescentes que ainda estão no colégio ou mesmo entrando na faculdade. Acredito que nessa fase deve-se atuar com cautela no mercado financeiro porque é provável que o amadurecimento ainda não esteja num nível suficientemente desenvolvido para tolerar os balanços que o mercado dá. Por outro lado, quando o adolescente tem contato com uma educação adequada pode desenvolver desde muito cedo suas habilidades para investir além do desejo de poupar, sendo este último o mais difícil dos pais ensinarem aos filhos.

Outra supresa: 20% dos votantes escolheram começar a operar entre 12 e 16 anos!!!! Nessa faixa etária acredito eu que as crianças devem investir no lúdico, nas brincadeiras, na iteração com outras pessoas, nas novas amizades que na vida adulta se transformará no seu capital humano. Não vejo como uma pessoa possa viver sem amigos, e aquelas amizades formadas na infância são as que tendem a durar mais, portanto é recomendado muuuuuita calma nessa hora. Minha recomendação seria estimular as crianças a brincarem com jogos que envolvam alguma estratégia de compra e venda, tal como o Banco Imobiliário. 

Somente 15% votaram em começar a operar entre 25 e 30 anos, faixa etária onde o investidor já deverá estar formado na faculdade e iniciando sua carreira. O amadurecimento psicológicoestá completo e o investidor, agora adulto, reúne todas as condições  necessárias para ser um bom “trader”. É também nessa faixa onde se encontram a maioria dos nossos alunos.

Pouquissimos escolheram começar a partir dos 30, mas se voce está na mesma faixa de idade que eu, não se desanime pois nunca é tarde para começar a ganhar dinheiro. Se voce se encontra na mesma faixa etária desse escriba então já descobriu que é sempre mais fácil arrumar uma nova despesa principalmente se voce for casado e tiver filhos. O difícil é arrumar uma nova forma de fazer receita e operar pode ser uma solução bem atraente.

Desejando saber mais entre em contato conosco que teremos prazer em atendê-lo. Conheça ainda nosso serviço de planejamento financeiro pessoal e para sua família.

Abra sua conta na XP |Trader Brasil Investimentos

Até o próximo post.

ebook_investir_em_etfs_bdrs